domingo, 14 de julho de 2013

2013 - 4ª EDIÇÃO DO PROJETO AMAZÔNIA EM ABAETETUBA

EDIÇÃO 2013 DO PROJETO AMAZÔNIA EM ABAETETUBA
Textos e Fotos

Domingo, 14 de julho de 2013

2013 - PROJETO AMAZÔNIA EM ABAETETUBA

PROJETO AMAZÔNIA EDIÇÃO 2013 EM ABAETETUBA
 Cartaz do Projeto Amazônia edição 2013
em Abaetetuba
Frase-Lema da Mariápolis 2013
Esta já é a 4ª edição do Projeto Amazônia em Abaetetuba e sempre com muitos frutos espirituais para a Igreja local, pois são muitas pessoas que são contactados em cada localidade visitada pelo mutirão de Evangelizadore-Missionários do Projeto, sendo estes de Abaetetuba, Igarapé-Miri, Belém e pessoas vindos de outras partes do Brasil. O projeto é promovido pelo Movimento dos Focolares, atendendo um pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em vista da preocupação de vastas áreas amazônicas que não possuem a presença de comunidades eclesiais e de padres ou irmãs religiosas e, quando possuem uma Paróquia em um município, muitas comunidades só recebem a visita desses religiosos de mês a mês, ano a ano, em fato que preocupa a Igreja Católica no Brasil, pois essas pessoas precisam receber também a Mensagem evangelizadora de Jesus, que veio a este Mundo trazendo sua mensagem de Amor e Fraternidade para todos os homens. Prontamente os Dirigentes do Movimento dos focolares no Brasil aceitaram o convite da Igreja no Brasil e hoje essa ação já atinge outros Movimentos Eclesiais.
E Abaetetuba, apesar de possuir uma Diocese, esta não possui tantos religiosos e catequistas para atender o vasto território eclesiástico da Diocese, então, os leigos tem que também assumir o seu papel de evangelizadores em Uindade com a Igreja.
Vejamos um pouco a História do Projeto Amazônia em Abaetetuba e outros lugares da Amazônia:
Projeto Amazônia 2012 em Abaetetuba (PA)
Os “atores” do Projeto Amazônia 2012 na cidade paraense de Abaetetuba contam como foi essa experiência, um trabalho realizado com seriedade e alegria, com a consciência da própria fragilidade, da potência de Deus e da Sua Palavra, e os frutos de um novo ardor nas comunidades visitadas.
Uma cidade à margem do Rio Tocantins, que aqui toma o nome de Rio Maratauira, e depois Rio Jarumã, 150 mil habitantes, dos quais 45% povoam as 72 ilhas que formam o município de Abaetetuba. A paisagem é de uma beleza ímpar, harmoniosa, quase retilínea: palmeiras de açaí e, meio metro acima, outras palmeiras, mas dessa vez de miriti. Onde parece que existe só a floresta desponta a cidade e os seus ‘abaetés’, homens fortes, nobres e valentes, segundo uma tradição de longos anos. E isso pudemos comprovar pessoalmente…
Alguns Evangelizadores-Missionários dão o seu testemunho das edições passadas do projeto:
Chegamos à noitinha, 21 pessoas provenientes de São Paulo, Maranhão, Recife, Belém, Altamira, desejosos de comunicar o Ideal da Unidade que deu um novo  sentido à nossa vida. “Por 15 anos vivemos o nosso casamento como um fusca e um caminhão… até quando entendemos que é fundamental amar o outro como a si mesmo. Nossa vida mudou e até hoje continuamos nesse empenho de amar, sempre recomeçando”; “Conheço esta vida desde que nasci, e apesar das muitas dificuldades, procuro ser fiel porque esta é a verdadeira vida…”. Uma profunda troca de experiências entre nós é o que dá inicio ao programa que se baseará no slogan “A Palavra faz viver”. Traçamos estratégias, dividimos as tarefas e iniciamos com a benção do bispo.
 
Parte dos Evangelizadores-Missionários da Edição 2012
do Projeto Amazônia em Abaetetuba
Depoimentos:
Hoje depois de renovar solenemente o “Pacto de Unidade” entre nós, saímos para levar a quantos encontramos o ‘nosso tesouro’. Visitas, sorrisos, conversas, confidências… É aqui que vemos os ‘abaetés’: gente sofrida, mas alegre e batalhadora, sempre decidida a enfrentar a vida e dar aos outros o que têm de melhor. A Palavra de Vida que levamos é uma descoberta e todos manifestam o desejo de continuar no aprofundamento da vida do Evangelho.
Prosseguem as visitas. É uma ocasião para “dar de beber a quem tem sede, dar de comer a quem tem fome…” não no sentido material, mas “na escuta das dores, na partilha dos sofrimentos e dos desafios de cada dia…”. D. Maria cuida de uma filha e um genro, vítimas de um acidente de moto, que têm três crianças… Entre os moradores surge a iniciativa de se organizarem para dar apoio a dona Maria e a ajudar a carregar sua cruz. 19h – Vigília de oração na igreja de Cristo Redentor, com 80 pessoas, na maioria jovens. Apresentamos Chiara Luce, para muitos, desconhecida. A sua história fascina e atrai.
Foto de uma apresentação folclórica de uma comunidade
visitada
“Sinto que devemos trabalhar juntos para criar uma nova cultura, a nossa cultura que é a da verdade, da honestidade, da pureza, da legalidade, enfim a cultura do amor, que faz um mundo ‘novo”.
“Tive momentos de dificuldade, mas compreendi que as coisas de Deus acontecem assim e que alguém deveria pagar o preço por tantos frutos… Escutei o pessoal do Abaetezinho e do Ipixuna, eles estão muito felizes com tudo e impressionados pelos resultados. Disseram que aconteceram verdadeiros milagres e isso confirma que tudo foi válido e valeu por todo o sacrifício. Agora o meu desejo é manter a nossa comunidade sempre viva, e fazer com que este legado que nos foi confiado seja levado adiante, sem jamais vacilar”.
Esses depoimentos querem nos dizer que as pessoas que trabalham no Projeto Amazônia não vêm apenas dar ou ensinar as verdades evangélicas, mas vêm com o propósíto de fazer uma experência evangélica da vivência da Palavra de Deus em meio das Comunidades visitadas e, muitos deles, mais recebem do que dão alguma coisa, na convivência com pessoas simples, porém sábias de conhecimentos e valores humanos e essas experiências são repassadas aos demais, quando dos encontros noturnos da Comunhão da Palavra ou Comunhão de Vida. A Unidade, que é um valor Evangélico, que todos procuram viver entre si e com os irmãos é fundamental no Projeto Amazônia, junto com a vivência da Palavra de Vida, da Fraternidade, que são valores vindos dos ensinamentos de Jesus, que disse "Amai-vos uns aos outros COMO Eu vos amei", que já é o  Amor de Deus entre irmãos, em valores que se juntam ao Serviço e à Comunhão dos Bens e da Providência Divina que sempre atende aos anseios das diversas necessidades dos diversos aspectos desses encontros.
Projeto Amazônia, Edição 2013, em Abaetetuba
Como se vê, o Projeto Amazônia é uma ação de Evangelização que acontece a cada ano em comunidades previamentes escolhidas junto ao Bispo e Párocos das comunidades a serem visitadas, tanto na cidade como nas comunidades das Estradas e Ilhas de Abaetetuba.
Os membros das comunidades visitadas em anos anteriores são convidadas para participar dos diversos grupos de visitação de novas comunidades.
Aconteceram algumas novidades na Edição 2013 do Projeto Amazônia em Abaetetuba:
  1. Aconteceu, pela 1ª vez em Abaetetuba, o Encontro da Mariápolis, que é um típico encontro do Movimento dos Focolares, onde as pessoas vão fazer a experiência do Amor entre irmãos, numa espécie de laboratório  da vivência da Fraternidade, Serviços, Unidade entre pessoas, grupos nos diversos tipos de grupos e segmentos sociais, sem distinção de idades, cor, raças, religião, credos e procurando se "Fazer Um com cada irmão" conforme nos diz diz São Paulo. O encontro da Mariápolis foi possível devido uma série de Providências vindas dos gestores, entidades, políticos, órgãos, Igrejas, empresários e pessoas dispuseram espaços, víveres, camas, colchões, dons, serviços para que a Mariápolis pudesse acontecer pela 1ª vez em Abaetetuba e ainda se constituiu em uma grande preparo expiritual para tantos que após esse encontro se dispuseram a também trabalhar em favor do Projeto Amazônia. A Frase-Lema da Mariápolis 2013 para todo o Brasil foi "Que ninguém passe ao meu lado em vão", como que a prenunciar que cada irmão encontrado pudesse receber um pouquinho das riquezas que Deus sempre dispõe aos seus filhos amados. Vide a frase no cartaz acima.
  2. Antes do Encontro da Mariápolis aconteceu também um encontro do âmbito do Movimento Político Pela Unidade-MPU, que quer mostrar a todos que a Fraternidade na Política é um valor que já acontece nos mais de 180 países onde o Movimento dos Focolares se faz presente, prununciado uma novo modo de fazer política que tem a Fraternidade como um valor. O mesmo princípio é aplicado aos outros segmentos da sociedade como: Saúde, Direito, Economia, Artes, Educação, etc. onde se vislumbra através da Fraternidade o Mundo Novo, o Mundo Unido, que já é possível experimentar em muitos lugares do mundo.
  3. A ação do Projeto Amazônia em duas frentes de ação, com: um grupo atuando nas comunidades dos bairros e comunidades das Estradas de Abaetetuba e outro grupo atuando nas Ilhas de Abaetetuba e com total apoio dos párocos e pesssoas e entidades acima mencionadas. O final das ações da Edição 2013 do Projeto Amazônia em Abaetetuba está previsto para o dia 13/07/2013, tendo se iniciado em 7/7/2013.
Vide abaixo algumas fotos da Mariápolis e do Encontro da Festa de Encerramento da Frente atuante dos bairros e comunidades das Estradas de Abaetetuba com comentários:
 Apresentação de parte dos "Missionários" durante a Missa de
Encerramento da Edição 2013 do Projeto Amazônia
 Família presente na Festa de Encerramento do
Projeto Amazônia 2013 em Abaetetuba
 O palco com todo o instrumental musical e pintado
na parede as motivações amazônicas do Projeto Amazônia
com vegetação, rios, ribeirinhos, casas, canoas, animais e
mais na frente o cartaz do Projeto
 O público presente na Missa de Encerramento do
Projeto Amazônia 2013 na Igreja-Santuário de
N. S. do Perpetuo Socorro
 Pe. Arnaldo, Pároco da Paróquia de N. S. do Perpétuo
Socorro, celebrando a Missa das 18:00 h
 Um ribeirinho vindo da localidade Maracapucu, agora
residindo na Comunidade Frei Galvão, dando o seu
depoimento sobre o que foi para ele a presença da
Missão nessa Comunidade do Algodoal
 Os apresentadores, músicos e cantores no Palco da
Barraca de N. S. do Perpétuo Socorro
 Parte do público presente na Festa de Encerramento
do Projeto Amazônia na Barraca de N. S. do
Perpétuo Socorro
 Participação do público nas apresentações da Festa
de Encerramento do Projeto Amazônia, Edição 2013
 depoimentos de duas pessoas que fazem um belo trabalho
numa Academia de Box, enfatizando que o objetivo desse
esporte não é a competição, mas como esporte recreativo, leva em conta  o relaxamento físico-mental,a flexibilização, a resistência, a força, 
a coordenação, a disciplina, a respiração e os aspectos espiritual e
da cidadania
 Acima, crianças, jovens e adultos participando nas
coroegrafias das diversas canções do Encontro
 Testemunho de uma "Missionária" contando como procura
viver o Ideal da Unidade no seu dia-a-dia e de sua participação
no Projeto Amazônia em Abaetetuba, apesar dos limites da
idade e do atual período de férias
 As canções do Movimento dos focolares são verdadeiros
hinos ao Amor, à construção do Mundo Unido, da Fraternidade
entre homens, povos e nações e que todos são convidados a
embarcar nesse "Trem" (nome da música)
 Todos merecem um carinho especial de cada "Missionário", 
especialmente as crianças de quem Jesus dizia que "A elas
pertence o Reino dos Céus", pela pureza de coração, expontaneidade,
e alegria
 Coreografia de canção (não de música)

 O grupo da Academia de Box, formado por crianças, 
jovens e adultos fazendo movimentos dos princípios
da escola
 A bela Igreja-Santuário de N. S. do Perpétuo
Socorro é bonita externa e internamente, com suas
pinturas, vitrais e outros tipos de ornamentação
 A tecnologia agora é fundamental nos encontros do
Movimento dos Focolares, como no momento da explicação
da frase da Palavra de Vida para o mês de julho: "Toda a Lei
se resume neste único Mandamento: "Amarás o teu próximo
como a ti mesmo".
 O grupo da Pastoral da Juventude-PJ da Paróquia de N. S. do
Perpétuo Socorro com participação ativa no Projeto Amazônia e
acima fazendo suas apresentações musicais no Encontro de Encerramento
na barraca de sua Igreja
 Dirigentes do Movimento dos Focolares e Paróquia de
N. S. do Perpétuo Socorro
 O pároco de Perpétuo Socorro se fazendo presente
na Festa de Encerramento do Projeto Amazônia e nas
comunidades de sua Paróquia
 Coreografia da música
 Pinturas de figuras sacras no Salão da Barraca de
N. S. do Perpétuo Socorro
 Nova foto da coreografia da música do "Trem", com
participação de crianças, jovens e adultos, saindo para
evangelizar o Mundo. Embarque também nesse Trem

Fonte abaixo: focolares.org.br

Abertura oficial foi realizada na Câmara Municipal de Abaetetuba, com a presença de autoridades e comunidade local, e foi seguida de uma Mariápolis com mais de 100 participantes.

Como vem ocorrendo nos últimos anos, o Movimento dos Focolares desenvolve durante o mês de julho o Projeto Amazônia, uma atuação da “ação evangelizadora da Igreja no Brasil”, voltada especialmente à região amazônica.
Após o lançamento oficial no dia 1º de julho, na Câmara Municipal de Abaetetuba (PA), com a presença de autoridades e da comunidade local, o Projeto teve início no domingo, 7 de julho, no Centro de Formação Laranjal, com a abertura da “Mariápolis”. Estiveram presentes quase 100 pessoas das cidades de Benevides, Belém, Ananindeua, Igarapé Miri, Vila dos Cabanos, Abaetetuba e representantes de outros Estados, como São Paulo e Amazonas, vindos especialmente como voluntários do Projeto.
Em sua quarta edição no município de Abaetetuba, o projeto em 2013 vai abranger os bairros da Angélica, Santa Clara, Mutirão, São Sebastião, Estrada, Vila de Beja, Ilhas e Tucunduba, Costa Maratauíra e Santa Maria do Maracapucu, com visitas e encontros de formação e com ações sociais no bairro do Algodoal, com participação da Defensoria Pública, IFPA, Prefeitura Municipal, Museu Goeldi, Renato Chaves, Associação Comercial, Alcoólicos Anônimos.
Nazaré Marques, responsável pelo Movimento na Região, enalteceu a iniciativa dos integrantes do Movimento no município, na organização das atividades, envolvimento de parceiros, engajamento político e busca de patrocínio para a realização das ações. Observou também a característica peculiar dessa Mariápolis, pois os “mariapolitas” são eles mesmos os atores, participando da Mariápolis e das ações do Projeto.
Mário Feio, também responsável pelo Movimento dos Focolares na Região Amazônica, percebe que o projeto tem raízes na Amazônia e produz frutos, dando resposta à Igreja que lançou a semente. Segundo ele, o projeto é um laboratório de modelo de vida evangélica, baseado no aspecto “caritativo” mais vital, no amor ao próximo que leva à reciprocidade, gera a presença de Jesus e constrói a unidade, um mundo mais fraterno, o paraíso na terra.

Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA

quinta-feira, 4 de julho de 2013

NOVO BISPO DE ABAETETUBA - Notícias Diversas de Várias Fontes

NOVO BISPO DE ABAETETUBA - Notícias Diversas de Várias Fontes

A Igreja que se interessa pela vida da Igreja

Os dois bispos nomeados para as Dioceses de Jardim (MS) e Abaetetuba (PA)

IGREJA UNIDA: TODOS SE INTERESSAM PELA VIDA DA IGREJA

Fonte abaixo: www.a12.com   
   
IGREJA NO BRASIL
Dioceses de Jardim (MS) e Abaetetuba (PA) ganham novos bispos
Quarta-feira, 3 de julho de 2013 · 08:34
Redação Portal A12 
Na manhã desta quarta-feira (03), o Papa Francisco nomeou novos bispos para duas dioceses brasileiras. Monsenhor João Gilberto de Moura, atualmente Vigário Geral e Pároco da Catedral de Ituiutaba (MG), foi nomeado o novo bispo da Diocese de Jardim (MS). O Monsenhor José Maria Chaves dos Reis, atualmente Vigário Geral e Reitor do Seminário Maior Bom Pastor da Diocese de Cametá (PA), foi nomeado como o novo bispo da Diocese de Abaetetuba (PA).

Confira a trajetória dos novos bispos:


Monsenhor José Maria Chaves dos Reis - Monsenhor José Maria Chaves dos Reis Ingressou no Seminário Menor Padre Josimo da Prelazia de Cametá (PA) no dia 19 de março de 1988 e no Seminário Maior Interdiocesano são Gaspar, em Belém (PA) no dia 17 de janeiro de 1989. Foi Admitido ao Clero da Prelazia de Cametá e Ordenado Diácono no dia 09 de abril de 1996 em Novo Repartimento (PA). Neste período também teve a responsabilidade da formação do Seminário da Prelazia de Cametá de 1996 a 2002, no dia 23 de novembro de 1996 foi ordenado sacerdote na Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Oeiras do Pará (PA).
Estudos e graus universitários: Cursou seu primário e secundário (Ensino fundamental e médio) em Oeiras do Pará. Ao ingressar no seminário seguiu o curso superior que corresponde a Filosofia e Teologia (Belém do Pará). Após este período fez Bacharelado em Teologia, na Faculdade Católica de Fortaleza (CE). E a Pós-graduação em Atendimento Integral à Família na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro (RJ).
Ministérios exercidos: Foi Reitor do Seminário Menor Padre Josimo em 1996 a 2002. Vigário paroquial na Paróquia São João Batista de 1996 a 2004, em seguida assumiu como Pároco da Paróquia São João Batista de 2004 a 2006. É Vigário Geral da Prelazia de Cametá de 2005 a 2013 e Também foi Diretor da Escola Diaconal da Prelazia de Cametá em 2006. É o atual Reitor do Seminário Maior Bom Pastor da Diocese de Cametá de 2006 a 2013. Foi eleito Presidente Regional da OSIB, Norte II de 2009 a 2011 e convidado pelos bispos do Regional a ser o Padre acompanhante da Pastoral da Juventude Regional Norte II de 2009 a 2011. E atualmente o Padre acompanhante do Serviço de Animação Vocacional – SAV Regional Norte II desde 2012.
Monsenhor João Gilberto de Moura - Nascido em 21 de novembro de 1963, Monsenhor João Gilberto é formado é Filosofia pelo Seminário “Maria Imaculada” de Araxá (MG), em Teologia pelo CEARP / Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP); Seminário Maria Imaculada, Brodowski (SP); Faculdade Nossa Senhora Assunção de São Paulo (SP).
Ministérios Pastorais na diocese de Ituiutaba (MG): Vigário Paroquial da Catedral de São José (1996) e Reitor do Seminário Santo Cura’D Ars (1996), Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional (1996-1997), Assistente Eclesiástico do movimento serra(1996-1999); Pároco da Paróquia Cristo Rei em Centralina (1997-2002), Coordenador Diocesano da Pastoral da Criança (1999-2002), Pároco da São Francisco de Assis em Ituiutaba (2002-2008), Representante dos Presbíteros (1997-2003),Juiz da Câmara de instrução processual de Ituiutaba (2000-2013) Chanceler do Bispado(2002-2006), Coordenador Regional da Pastoral da Criança setor Ituiutaba (2004-2006), Vigário Geral da Diocese (2006-2007) e Administrador Diocesano “sede vacante” de Ituiutaba (2007), Pároco da Paróquia são José –sé Catedral (2008-2013), Vigário geral da Diocese (2008-2013). 

Reproduzido pelo Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA

Notícia:

Fonte abaixo: www.diocesedemarilia.org.br

Saudação da CNBB ao novo bispo de Abaetetuba (PA)  

O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, enviou mensagem de saudação ao Monsenhor José Maria Chaves dos Reis, nomeado na manhã desta quarta-feira, 3 de julho, pelo Papa Francisco como novo bispo da diocese de Abaetetuba (PA).

Leia a mensagem:

Saudação ao novo bispo de Abaetetuba
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebeu comunicado da Nunciatura Apostólica na manhã desta quarta-feira, 3 de julho, no qual se anunciava que o Papa Francisco nomeou o Monsenhor José Maria Chaves dos Reis como novo bispo da diocese de Abaetetuba (PA).
Desde a transferência de dom Flávio Giovenale para a diocese de Santarém, em setembro de 2012, o povo de Abaetetuba aguarda seu novo Pastor. A notícia da nomeação de Monsenhor José Maria traz os sinais da bondade de Cristo que provê pastores para sua Igreja e revela o carinho do Santo Padre para com a Igreja presente em nosso Brasil.
Monsenhor José Maria é jovem, tem 51 anos, é paraense de Oeiras do Pará e membro do clero de Cametá (PA). Ao longo dos seus quase 17 anos de sacerdócio, ele tem se dedicado largamente à formação do clero e à pastoral. No Regional da CNBB Norte 2, atualmente, depois de ter sido o responsável pela pastoral da juventude, acompanha o Serviço de Animação Vocacional. Já prestou seus serviços de coordenação junto a Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil como presidente regional.
Saudamos o novo bispo e desejamos que seu trabalho seja frutuoso. Estamos unidos às comunidades da diocese de Abaetetuba para recebê-lo, com alegria, e rezamos para que essa hora seja marcada pela esperança que nos alimenta no seguimento do Redentor.
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
Fonte: http://www.cnbb.org.br

Reproduzido pelo Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA

Notícia:
Fonte abaixo: www.diocesedeuruacu.com.br      

Dioceses de Abaetetuba e Jardim têm novos Bispos

Publicada em 03/07/2013.
O Papa Francisco fez duas nomeações esta quarta-feira para o Brasil.
O Santo Padre nomeou como Bispo da Diocese de Abaetetuba (PA) o Rev. José Maria Chaves dos Reis, do clero da Diocese de Cametá (PA), até então Vigário-Geral e Reitor do Seminário Maior "Bom Pastor".
Dom Chaves dos Reis nasceu em novembro de 1962 em Oeiras, no Pará. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto Pastoral Regional – IPAR, na Arquidiocese de Belém. Formou-se em Ciências da Religião na Universidade "Vale do Acaraú" – UVA, em Sobral (CE). Foi ordenado sacerdote em novembro de 1996.
Desempenhou inúmeros cargos em Cametá, entre os quais: Reitor do Seminário Menor, Vigário e Pároco da Catedral "São João Batista".
O Papa Francisco nomeou como Bispo de Jardim (MS), o Mons. João Gilberto de Moura, do clero da Diocese de Ituiutaba (MG), até então Vigário-Geral e Pároco da Catedral "Cristo Rei".
Dom Moura nasceu em Ituiutaba em novembro de 1963. Estudou Filosofia no Seminário Maior "Maria Imaculada" em Araxá, diocese de Patos (MG) e Teologia no Seminário Maior "Maria Imaculada" de Brodowsky, Arquidiocese de Ribeirão Preto (1992-1995). Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1995. Em junho de 2008 foi nomeado Prelado de Honra de Sua Santidade.
Em seu ministério sacerdotal desempenhou inúmeros cargos em várias cidades, como Reitor de Seminários, Pároco, Vigário Judicial, Chanceler e Administrador Diocesano.
Atualmente, é Pároco da Catedral "Cristo Rei", Vigário Judicial da Câmera Eclesiástica de Ituiutaba, Procurador, Ecônomo e Vigário-Geral da Diocese de Ituiutaba.
Além disso, é Membro do Conselho dos Presbíteros e do Colégio dos Consultores e Assistente Eclesiástico do Instituto Secular "Maria, Mãe da Igreja".

Rádio Vaticano
Leia mais

Notícias:
Fonte abaixo:  www.arautos.org
Papa nomeia novos bispos para Abaetetuba (PA) e Jardim (MS)
Gaudium Press - 2013/07/03
Brasília (Quarta-feira, 03-07-2013, Gaudium Press) O Núncio Apostólico do Brasil informou que o Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, 03, Monsenhor José Maria Chaves dos Reis e Monsenhor João Gilberto de Moura como novos Bispos das Dioceses de Abaetetuba, no Pará, e de Jardim, no Mato Grosso do Sul, respectivament
Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza, no Ceará, e pós-graduado em Atendimento Integral à Família pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, Monsenhor José Maria começou sua vida religiosa ingressando no Seminário Menor Padre Jósimo da Prelazia de Cametá, em 1988, e no Seminário Maior Inter-diocesano São Gaspar, em Belém. Atualmente, seu cargo era de Vigário Geral e Reitor do Seminário Maior Bom Pastor da Diocese de Cametá.
Monsenhor João Gilberto, que até então, exercia o cargo de Vigário Geral e Pároco da Catedral de Ituiutaba, em Minas Gerais, tem formação em Filosofia pelo Seminário Maria Imaculada, em Araxá, Minas Gerais, e em Teologia por três instituições: o Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, (SP); Seminário Maria Imaculada, Brodowski (SP) e pela Faculdade Nossa Senhora Assunção de São Paulo (SP). (LMI)
Com informações CNBB

Reproduzido pelo Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA



Fonte: Diário do Pará

Ordenação do Bispo de Abaetetuba

O Papa Francisco nomeou o novo bispo para o município de Abaetetuba, Nordeste do Pará, na manhã de ontem (3). O monsenhor José Maria Chaves dos Reis, de 51 anos, é atualmente vigário geral e reitor do Seminário Maior Bom Pastor, da Diocese da cidade de Cametá.
A ordenação episcopal do novo Bispo de Abaetetuba deve acontecer no dia 5 de outubro, em Cametá. A missa será celebrada por Dom Jesús María Cizaurre Berdonces, e os concelebrantes e primeiros consagrantes serão o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e o bispo do município de Santarém, acompanhados dos demais bispos presentes.
O monsenhor José Maria Chaves dos Reis possui licenciatura em Ciências Religiosas na Universidade Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, no Ceará. Ele também possui cursos de filosofia e teologia no Instituto Pastoral Regional (IPAR), na Arquidiocese de Belém.
O bispo já passou pelo Seminário Menor Padre Josimo da prelazia de Cametá e pelo Seminário Maior Interdiocesano São Gaspar, em Belém. Foi admitido ao Clero da Prelazia de Cametá e ordenado Diácono em 1996, no município de Novo Repartimento. Nesse mesmo período teve responsabilidade na formação do Seminário da Prelazia de Cametá e foi ordenado sacerdote na Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Oeiras do Pará.
Monsenhor José Maria dos Chaves Reis é atualmente Reitor do Seminário Maior Bom Pastor da Diocese de Cametá desde 2006 e atualmente o Padre acompanhante do Serviço de Animação Vocacional (SAV) Regional Norte II desde 2012.

Reproduzido pelo Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA 


ENCONTRO DA MARIÁPOLIS EM ABAETETUBA - Movimento dos Focolares

ENCONTRO DA MARIÁPOLIS EM ABAETETUBA
Movimento dos Focolares

Convite acima

Desde 1969 o Movimento dos Focolares se encontra em Abaetetuba. É um movimento leigo, nascido na Igreja Católica, e com abrangência Ecumênica e com Diálogo Religioso com as grandes e tradicionais religiões do Mundo, com os demais Movimentos e Congregações da Igreja Católica e movimentos de outras denominações religiosas e até mesmo com o grupo de pessoas de outras convicções não religiosas, em atuações que vem rendendo a atuação dos membros do Movimento dos Focolares em muitas ações em favor da Paz, da Fraternidade e da Unidade entre as pessoas, grupos, movimentos, religiões, nações e tribos nativas ao redor do Mundo. Possui atuação nos segmentos infantil, juvenil e adulto, assim como como atuações na Família e demais segmentos da sociedade e levando a mensagem Evangélica de Jesus Cristo em favor de um Mundo mais Unido e Fraterno, inclusive com a mensagem da Unidade e Fraternidade sendo levada ao diferentes Mundos: Política, Direito, Saúde, Artes, Comunicação, Ambientalismo, Social, Educação, Economia, ONU, UNESCO, Comunidade Européia e demais mundos que compõem a sociedade e em mais de 180 países, com aprovação plena da Santa Sé a quem são submetidos os diversos documentos de atuação do Movimento dos Focolares.
Em Abaetetuba o Movimento dos Focolares realiza encontros para os segmentos infantil, juvenil, jovens, adultos, famílias em periodicidade semanal, quinzenal ou mensal e também realiza as jornadas e encontros outros encontros mensais na sede do município ou pelas diversas localidades, como é o caso do Projeto Amazônia, onde pessoas de outros recantos do Pará e Brasil vem dar a sua parcela de colaboração nessa espécie de mutirão de Evangelização nos bairros e localidades das Ilhas e Estradas de Abaetetuba.
Portanto, com a destacada atuação do Movimento dos Focolares em Abaetetuba e com incursões pelos municípios vizinhos, os dirigentes do Movimento dos Focolares no Pará, em Unidade com a Igreja Católica de Abaetetuba, permitiram a realização da que chamamos de 1º Encontro da Mariápolis, que é um encontro que representa uma espécie de laboratório na vivência dos Valores Evangélicos no meio da sociedade, onde despontarão os testemunhos de vida, as canções, as experiências evangélicas entre os participantes e muitos atos e serviços da Misericórdia Cristã em favor e por cada participante.
Vide acima o Convite para esse importante encontro do Movimento dos Focolares.
Fotos e Textos sobre a Mariápolis 2013 de Abaetetuba:
 Frase-lema da Mariápolis 2013 em Abaetetuba
 Ornamentação em miriti e o dado do Amor

 Acima ouvindo o outro no corredor
 Conjunto musical
 organizando as ações do dia

 Acima saída dos grupos para os bairros

quarta-feira, 3 de julho de 2013

CHIARA LUBICH - Entrevista com Erik de Hendriks

CHIARA LUBICH - Entrevista com Erik de Hendriks

Fonte: dioceseourinhos.wordpress.com
Entrevista de Erik de Hendriks a Chiara Lubich, de maio de 2004
O segredo do verdadeiro amor  - 23 Junho 2013
Trecho de uma entrevista de Erik de Hendriks a Chiara Lubich, de maio de 2004, para a televisão belga. Amar a todos, amar primeiro, concretamente, para estabelecer o diálogo com o outro.
«O segredo do verdadeiro amor, do amor do qual falamos, emerge do Evangelho. O Evangelho é a Boa Nova que Cristo trouxe à terra. Portanto, é um amor que tem a sua origem em Deus, não é de origem humana. É um amor vivido pelas Pessoas da Santíssima Trindade. O Pai, por exemplo, ama a todos e manda sol e chuva sobre bons e maus. Ama a todos. Esse amor nos dispõe a amar todos os irmãos, não apenas os parentes, os amigos ou aqueles de quem gostamos, mas a amar a todos. Durante o dia o nosso amor deve se orientar a todas as pessoas que encontramos.
ìUma segunda exigência desse amor, que não é de origem humana porque vem do Céu, é que ama primeiro, não espera ser amado. Geralmente amamos porque somos amados. Ao invés, é preciso amar primeiro e Jesus, a segunda Pessoa divina que se fez homem, nos demonstrou isso. Ele morreu por nós quando ainda éramos pecadores, o que significa que não amávamos.
É um amor concreto como o de Jesus, que deu a própria vida. Não é um amor sentimental, platônico; é um amor concreto, que se faz um com todos, com aqueles que sofrem e que se alegram; que participa da alegria e do sofrimento dos outros, aliviando-o.
 Este amor, quando praticado, [...] geralmente é retribuído porque as pessoas se sentem amadas, estão bem conosco, e nos perguntam: “Por quê?” E nós explicamos o motivo pelo qual as amamos. Desta maneira, abre-se um diálogo entre nós e as pessoas, que nem sempre são cristãs, católicas. Muitas vezes são de outras religiões ou não creem. Todavia, também aquelas que não creem possuem uma lei de amor impressa no coração, a força de amar porque foram criadas por Deus, que é amor.  O amor é isso.”
Chiara Lubich
                                             
Transcrição de uma entrevista de Erik de Hendriks para a televisão belga, de maio de 2004.


Reproduzido pelo Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA