sábado, 5 de outubro de 2013

Celulares são responsáveis ​​pelo desaparecimento de abelhas - Ambientalistas em rede


Fonte: Ambientalistas em Rede
Celulares são responsáveis ​​pelo desaparecimento de abelhas - Ambientalistas em rede
Clique na legenda acima e veja mais fotos de abelhas


Celulares são responsáveis ​​pelo desaparecimento de abelhas

O desaparecimento em massa de abelhas tem causado alarde em toda a Europa e América do Norte, onde os ativistas culpam defensivos agrícolas , mudanças climáticas e o advento de culturas geneticamente modificadas para o que agora é conhecido como ” desordem do colapso da colônia “. Só na Grã-Bretanha, foi observado declínio de 15% da população nos últimos dois anos!
Agora, pesquisadores da Chandigarh’s Punjab University  alegam ter encontrado a causa que poderia ser o primeiro passo para reverter o declínio. Eles estabeleceram que a radiação dos telefones celulares é um fator chave para o fenômeno e que provavelmente está interferindo com os sentidos de navegação das abelhas.
Mas como eles chegaram a essa conclusão?
Os pesquisadores montaram um experimento no início deste ano comparando o comportamento e a produtividade das abelhas em duas seções:
1- uma colmeia equipada com dois telefones celulares que foram ligados duas vezes ao dia durante 15 minutos. Este procedimento durou 3 meses.
2- a outra área foi mantida como controle, ou seja, sem nenhum celular por perto.
Após três meses os investigadores registaram uma diminuição dramática no tamanho da colmeia munida com o celular, e uma redução significativa no número de ovos postos pela rainha . As abelhas desta colmeia também pararam de produzir mel. Eles também encontraram um declínio dramático no número de abelhas operárias retornam à colmeia depois de coletar pólen. Por isso, a quantidade de néctar produzido na ramificação também diminuiu .
Ved Prakash Sharma e Neelima Kumar, os autores do estudo publicado no periódico Current Science , escreveu: “O aumento no uso de aparelhos eletrônicos levou a uma eletropoluição do ambiente e isso afetou o comportamento e biologia das abelhas, uma vez que esses insetos têm magnetita em seus corpos, que os ajuda na navegação.

Reproduzido pelo Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário