quarta-feira, 3 de julho de 2013

IGREJA - NOVO BISPO DA DIOCESE DE ABAETETUBA

IGREJA - NOVO BISPO DA DIOCESE DE ABAETETUBA
Informações e foto de Iacilda Freitas
Novo Bispo da Diocese de Abaetetuba
Mosenhor José Maria Chaves dos Reis
Seja bem vindo à Abaetetuba
Oficial:



Fonte: g1.globo.com      
03/07/2013 13h50 - Atualizado em 03/07/2013 13h50
Papa Francisco nomeia novo bispo para Abaetetuba, no Pará
Novo bispo paraense nasceu em Oeiras do Pará, nordeste do estado.
Monsenhor José Maria deve ser ordenado em outubro.
Do G1 PA


                                      Papa Francisco nomeou o novo bispo do Pará nesta
quarta-feira, 3 (Foto: Filippo Monteforte/AFP)
O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (3) o Monsenhor José Maria Chaves dos Reis como bispo de Abaetetuba, nordeste do Pará. A ordenação do bispo, que atua como vigário na diocese de Cametá, deve ocorrer no dia 5 de outubro.
Monsenhor José Maria Chaves nasceu em 21 de novembro de 1962 em Oeiras do Pará, nordeste do estado. Frequentou cursos de filosofia e teologia na diocese do Pará e tem licenciatura em Ciências Religiosas pela Universidade do Vale do Acaraú, de Sobral. Fez bacharelado em Teologia e pós-graduação em Atendimento Integral a Família.
O novo bispo do Pará foi ordenado sacerdote em 1996 e participou da formação do seminário na então prelazia (hoje diocese) de Cametá. Atualmente Monsenhor José Maria também exerce o cargo de Padre Acompanhante do Serviço de Animação Vocacional da Regional Norte II da CNBB.

A diocese de Abaetetuba
A circunscrição de Abaetetuba foi criada pela Igreja Católica em 1961 pelo Papa João XXIII, quando foi desmembrada de Belém para se tornar uma prelazia. Em 1981 o Papa João Paulo II elevou a prelazia a Diocese.
Segundo levantamento da Igreja Católica de 2011, a Diocese de Abaetetuba corresponde a uma área de mais de 28 mil quilômetros quadrados, com população de 486 mil pessoas, sendo 71% católicos, e 31 padres.
Reproduzido pelo Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA



Reproduzido pelo Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA
 

Fonte abaixo:
Iacilda Freitas

EIS O NOSSO BISPO!!
Por CNBB: Monsenhor José Maria Chaves dos Reis, atualmente Vigário Geral e Reitor do Seminário Maior Bom Pastor da Diocese de Cametá (PA), foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo da Diocese de Abaetetuba (PA) na manhã desta quarta-feira, 3 de julho.

Confira os dados biográficos do novo bispo:

Ingresso no Seminário

Monsenhor José Maria Chaves dos Reis Ingressou no Seminário Menor Padre Josimo da Prelazia de Cametá (PA) no dia 19 de março de 1988 e no Seminário Maior Interdiocesano são Gaspar, em Belém (PA) no dia 17 de janeiro de 1989. Foi Admitido ao Clero da Prelazia de Cametá e Ordenado Diácono no dia 09 de abril de 1996 em Novo Repartimento (PA). Neste período também teve a responsabilidade da formação do Seminário da Prelazia de Cametá de 1996 a 2002, no dia 23 de novembro de 1996 foi ordenado sacerdote na Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Oeiras do Pará (PA).

Estudos e graus universitários

Cursou seu primário e secundário (Ensino fundamental e médio) em Oeiras do Pará. Ao ingressar no seminário seguiu o curso superior que corresponde a Filosofia e Teologia (Belém do Pará). Após este período fez Bacharelado em Teologia, na Faculdade Católica de Fortaleza (CE). E a Pós-graduação em Atendimento Integral à Família na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro (RJ).

Ministérios exercidos

Foi Reitor do Seminário Menor Padre Josimo em 1996 a 2002. Vigário paroquial na Paróquia São João Batista de 1996 a 2004, em seguida assumiu como Pároco da Paróquia São João Batista de 2004 a 2006. É Vigário Geral da Prelazia de Cametá de 2005 a 2013 e Também foi Diretor da Escola Diaconal da Prelazia de Cametá em 2006. É o atual Reitor do Seminário Maior Bom Pastor da Diocese de Cametá de 2006 a 2013. Foi eleito Presidente Regional da OSIB, Norte II de 2009 a 2011 e convidado pelos bispos do Regional a ser o Padre acompanhante da Pastoral da Juventude Regional Norte II de 2009 a 2011. E atualmente o Padre acompanhante do Serviço de Animação Vocacional – SAV Regional Norte II desde 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário