quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PALAVRA DE VIDA - FOCOLARES - ABAETETUBA/PA 5

PALAVRA DE VIDA – FOCOLARES – ABAETETUBA/PA



PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DA CIDADE:


Por onde começar a resolver os problemas das cidades?
Sempre a partir das feridas da cidade: a partir dos excluídos, dos "inexistentes" para aquela cidade... Porque, pensando neles, Jesus nos repete hoje:
"Tudo o que fizerdes a eles, foi a mim que o fizestes.



O SETOR DOS VOLUNTÁRIOS DA OBRA DE MARIA E SEUS MEMBROS


O setor dos voluntários é uma ramificação da Obra de Maria (Movimento dos Focolares), da qual faz própria a natureza, o espirito e os fins.
É regido pelos estatutos geraisda Obra e pelo seu regulamento.
Os voluntários são leigos que vivem de modo totalitário a espiritualidade evangélica da unidade.
Através desta, que é um caminho ao mesmo tempo individual e comunitário para ir até Deus, visam imitar, em nosso século, a vida dos primeiros cristãos...


A PREMISSA DE QUALQUER OUTRA REGRA


"A mútua e contínua caridade, que torna possível a unidade e faz com que Jesus esteja presente na coletividade é, para todas as pessoas que compõem a Obra de Maria, a base de suas vidas em cada um de seus aspectos: é a norma das normas, a premissa de qualquer outra regra".



TENDE CORAGEM: EU VENCI O MUNDO

Não é preciso ir muito longe para encontrar remédio e solução para as fumaças que contaminam a atmosfera do mundo. O Evangelho é a saúde eterna e quem, em nome dele e por ele, até morre, desaparecendo, mesmo em nossos dias, talvez ignorado por todos, vive.
Esse, porque amou e perdoou, defendeu e não cedeu, é um vitorioso e, como tal, é acolhido nos páramos eternos.
Mas o Evangelho não há de ser apenas a regra da nossa morte; deve ser o pão cotidiano da nossa vida.
Passando pelas ruas de cidades tradicionalmente católicas, muitas vezes vem a tentação de duvidar da fé das pessoas. Afinal, nós sabemos quantos, também na nossa Itália católica(1), perderam o senso de Deus. E isto se vê, se sente, se sabe; e o cinema e o teatro, a televisão e a moda, a pintura e a música e os jornais o atestam.
Às vezes, certas situações nos deixam estarrecidos e uma sensação de desânimo nos assalta, vendo adultos e inocentes imersos num mundo tão pouco cristão... É quando a fé – se ainda vive em nosso coração – nos sugere uma palavra de Jesus, daquelas eternas. E, atônitos, ficamos convictos e iluminados. Certos, sobretudo, de que aquela sua palavra tem a atualidade de sempre. E nasce no coração a esperança de que, nutrindo-nos dela, não só o nosso espírito encontrará defesa ao ataque contra o mal que nos circunda, pelo bem daqueles que amamos e desejamos ver salvos.
“Tende coragem: eu venci o mundo!”
(Jo 16,33).Quando o tédio, a apatia ou a revolta ameaçam enfraquecer a nossa alma no cumprimento da vontade divina, devemos ir além. Com Jesus é possível que o homem novo viva constantemente em nós, e as nuvens de fumaça do mundo que refreiam a nossa alma se dissiparão.
Quando a antipatia e ódio nos induzirem a julgar ou detestar um irmão nosso, deixemos Cristo viver em nós e, amando, não julgando, perdoando, venceremos.
Quando nos pesam na alma situações que há anos se arrastam na família, na comunidade de trabalho – pequenas ou grandes desconfianças, ciúmes, invejas, tiranias – devemos desempenhar a função de pacificadores e mediadores entre as partes adversárias e recompor a unidade entre os irmãos em nome de Jesus, que trouxe esta idéia à terra, como a verdade, pedra preciosa do seu Evangelho.
Se nos cerca um mundo, como o político ou social, calejado por paixões, por carreirismo, esvaziado de ideais, de justiças e de esperanças, não nos deixemos sufocar. Devemos confiar e não abandonar sobretudo o nosso posto e o nosso empenho: com Quem venceu a morte, pode-se esperar contra toda esperança.
Chiara Lubich
(1) A Itália é um país tradicionalmente de grande maioria católica



MEU RELACIONAMENTO COM MARIA


É a minha função neste momento expor algumas idéias sobre o meu relacionamento com Maria e o rosário.Muitos certamente me conhecem. Mas para aqueles que não me conhecem, creio que seja necessário me apresentar.Sou Pasquale Foresi, primeiro sacerdote do Movimento dos Focolares, ordenado por Dom Carlo de Ferrari, em 1954, em Trento, onde nasceu esta Obra.

Por ser sacerdote, eu fui encarregado de ter os primeiros contatos do Movimento com a Santa Sé.

Outra função especial foi aquela de seguir, como membro do Centro da Obra, o desenvolvimento do Movimento no mundo e colaborar, diretamente com Chiara, na redação dos vários Estatutos. Pude também dar vida e seguir obras concretas a serviço do Movimento, tais como o Centro Mariápolis para a formação dos membros em Rocca di Papa, a Mariápolis permanente de testemunho em Loppiano, a Editora Cidade Nova em Roma e outras obras que foram se multiplicando no mundo.

E agora conto algo sobre a pequena história do meu relacionamento com Maria e o Rosário, história que, a meu ver, como outras que aqui são contadas, não pode deixar de fazer referência a uma vastíssima realidade que num Congresso Mariano, como é o nosso, é preciso mencionar: o perfil mariano da Igreja. De que se trata?

O teólogo Hans Urs Von Balthasar afirma que Jesus ressuscitado, presente aqui na Terra na Igreja até a consumação dos tempos, de alguma forma, deve estar circundado por aquelas figuras que estavam com ele durante a sua vida terrena. Não só pela figura de Pedro, por exemplo, que é representado pelo Papa, mas também por outros, tal como Paulo, João, Tiago, por exemplo, e Maria. Com cada um deles Jesus tem um relacionamento preciso e, com Maria, é muito especial.

É o que diz João Paulo II na Mulieris dignitatem, quando afirma que o perfil mariano é «tão fundamental e caracterizador – se não for mais – quanto o perfil apostólico e petrino, ao qual está profundamente unido». Aliás, numa alocução dirigida em 1987 aos cardeais e aos prelados da Cúria Romana se lê: «Maria precede qualquer pessoa e, obviamente, inclusive Pedro e os Apóstolos... A Igreja – continua João Paulo II – vive deste autêntico "perfil mariano", desta "dimensão mariana"... O vínculo (entre o perfil mariano e petrino) é estreito, profundo e complementar...».

O perfil mariano é evidente na santidade dos beatos, dos místicos e dos fundadores. Vem em relevo também quando um novo impulso profético desabrocha na Igreja, como, por exemplo, as Ordens Religiosas ou os novos Movimentos eclesiais. É o que se vê ainda no empenho dos leigos em "cristificar" o mundo e não só.

O perfil mariano está presente, portanto, também nos Movimentos.

O próprio Urs von Balthasar faz essa menção, citando pessoas já falecidas e outras aindaviva, portadoras de carismas.

Mencionando explicitamente o Movimento dos Focolares, ele enfatiza os diálogos,especialmente com fiéis de outras religiões, como com os budistas (o mais difícil, na sua opinião) e com os que não crêem.

E aqui surge uma pergunta: se inclusive as nossas realidades eclesiais são uma expressão do perfil mariano da Igreja, por que não podemos supor que quem delas fazem parte não tenha um relacionamento privilegiado com Maria, a mãe carismática por excelência? É o que também eu espero.

Se for assim, é mais fácil compreender a origem das nossas experiências.

Falar de Maria e do Rosário, na minha vida, é relembrar o período em que, quando eu tinhadois ou três anos, aprendi dos meus pais a recitar o pai-nosso e a ave-maria. Ainda lembro do entusiasmo e dos afagos que me faziam quando, admirados, viam que eu recordava exatamente de todas as palavras dessas orações.

São muitos os episódios que revelem o meu relacionamento com Maria. Por exemplo, sempre aos três anos, eu recitava a ave-maria em público diante de um presépio, como tinham me pedido. Ou mais tarde, orgulhoso por participar dos momentos de oração dos adultos, eu recitei com a minha família o rosário. Ou ainda, quando superei brilhantemente um exame difícil para mim, após ter pedido a ajuda de Maria.

Da época do ensino superior, eu não me lembro de nada. Porém, lembro que quando eu tinha 15 anos – para a grande preocupação dos meus –, saí de casa, atraído por um Ideal: combater pela Itália. Estive longe da minha família por quase dois anos. De dia eu dormia e de noite eu fazia sentinela.Visto que o tempo não passava, comecei a recitar o rosário. Eu o fiz por várias noites. E aconteceu algo singular: eu me senti transportado, como se o céu me envolvesse e me iluminasse.

Eu pensei, então, que aqueles que trabalhavam de noite e recitavam o rosário, fizessem a minha mesma experiência.

Só depois de algum tempo é que percebi que terá sido uma graça especial, porque, junto com o desejo de rezar, nasceu em mim a vontade de consagrar-me completamente a Deus. Eu me sentia indigno, mas Maria me ajudou.

De fato, tendo lido a vida de Santo Inácio de Loiola, o qual, sendo também ele militar, a certa altura quis doar-se a Deus, eu pensei em fazer o mesmo. Voltei para casa e primeiro entrei para o seminário de Pistóia, depois estudei no Colégio Caprânica, em Roma.

Eu estava contente e satisfeito com a minha escolha. A certa altura, porém, não é que tive uma crise de fé, mas mudei de idéia. Recordo que li com grande interesse o Evangelho. A certa altura, confrontando- me com ele (era o período pré-conciliar; depois, o Concílio trouxe uma grande e maravilhosa renovação) tive a impressão de que a Igreja não era o que devia ser. Eu não sabia se conseguiria ser sacerdote com esta dificuldade no coração e interrompi momentaneamente os estudos.Nesse período, conheci o Movimento dos Focolares, que teria assumido o nome oficial de Obra de Maria. Era uma nova realidade carismática que, como muitas outras, o Espírito Santo suscita no tempo para fazer amadurecer na Igreja a autenticidade e o radicalismo da vida evangélica. De fato, eu notava nas pessoas que pertenciam ao Movimento uma fé absoluta na nossa Igreja católica e, ao mesmo tempo, uma vida evangélica radical. Compreendi assim que aquele era o meu lugar e a idéia de ser sacerdote logo voltou.

Também nessa ocasião Maria não estava ausente.

Em 1954, quando eu estava fazendo os exercícios espirituais, prescritos para me tornarsacerdote, estive num convento para me preparar. Eu me sentia só, pois estava longe do Movimento.

E do focolare, onde, pelo nosso amor recíproco, havia Jesus em meio. Portanto, experimentei o desânimo e o gelo. Mas também ali tive uma impressão forte. Uma experiência espiritual tão bela que iluminou toda a minha vida.

Depois, a oração do rosário me ajudou muito a realizar, como sacerdote, a função de ser um ponto de contato entre o Movimento e a Igreja a fim de obter a sua aprovação. Quando encontrava dificuldades, eu dizia: «É preciso rezar mais!» E rezar significava recitar o rosário.

Ainda hoje o rosário é uma oração especial para mim. Sou grato a Maria, porque quase sempre, quando recito o rosário, sinto crescer em mim a união com Deus, de forma que depois de ter recitado os quatro mistérios, sinto vontade de recomeçá- los. Não o faço para não sobrecarregar, com um maior número de orações, a vida dos meus companheiros.

Ultimamente eu tinha me perguntei porque razão o Papa ainda não tinha escrito umdocumento sobre o rosário, visto que outros papas o tinham feito.

Exatamente naqueles dias, João Paulo II anunciou que teria dedicado um documento ao rosário. Aliás, teria acrescentado os cinco mistérios luminosos.

Depois de mim, muitos outros focolarinos tornaram-se sacerdotes a serviço da Obra deMaria.

Se podemos e devemos dar a nós mesmos uma definição, ela seria: «ser sacerdotes de Maria».

De fato, sentimos que a nossa função é «levar – como São João – Maria para casa». E isso quer dizer, como explicou João Paulo II na sua Encíclica Redemptoris Mater, agir como o apostolo predileto, que acolhe «entre as suas coisas próprias» a Mãe de Cristo e a introduz em todo o espaço da própria vida interior, isto é, no seu "eu" humano e cristão11.

Assim. E ainda «levar Maria para casa», guardando no coração, protegendo e enriquecendo, com a graça de Deus, o tesouro da sua presença na Obra de Maria.Terminei.Que Deus faça com que o nosso Movimento, com todas as outras realidades eclesiais que são expressões do perfil mariano, seja cada vez mais digno de representar Maria na Igreja e no mundo!Padre Foresi

Castelgandolfo, abril de 2003



I – TODOS OS HOMENS SÃO CANDIDATOS À UNIDADE

“Dirigir sempre o olhar ao único Pai de muitos filhos, e depois, olhar todas as criaturas, como sendo filhas do único Pai. Ultrapassar sempre, com o pensamento e com o coração, todo limite colocado por causa da natureza humana e tender constantemente e por hábito adquirido à FRATERNIDADE UNIVERSAL, num único Pai: Deus!”
“Eis a primeira idéia, que pode desde já revolucionar a nossa alma se formos sensíveis ao sobrenatural: A FRATERNIDADE UNIVERSAL, que liberta-nos da escravidão. Somos de fato escravos das divisões entre pobres e ricos, entre pais e filhos, entre raças, entre nacionalidades, até mesmo entre bairros; nos criticamos, existem obstáculos, barreiras...”aquilo que devemos fazer é desligarmo-nos de todas estas escravidões e ver em todos os homens, candidatos à Unidade. “’Também meu filho? – poderia perguntar a mãe.’, ‘Também aquela mulher tagarela?’, ‘Também aquele velho?’, ‘E aquela pobrezinha?’; ...Será possível? SIM, em todos devemos ver possíveis candidatos à Unidade com Deus e à Unidade entre nós. É preciso escancarar o coração, romper com todas as amarras e colocar no coração a fraternidade Universal e dizer: EU VIVO PELA FRATERNIDADE UNIVERSAL”.


“Nós somos chamados a colaborar para realizar o “Ut Omnes” (Que todos sejam um) e então, antes de tudo, reavivemos a nossa fé de que cada homem é chamado à Unidade, porque Deus ama a todos. E não coloquemos desculpas dizendo: aquele nunca entenderá... aquele é muito pequeno para compreender... Não. Coloquemos de lado todos estes juízos. Deus Ama a todos, Deus espera por todos”.

II – QUEM É O PRÓXIMO?

“O importante é termos uma única idéia a respeito do próximo. O próximo é o irmão que passa ao nosso lado no momento presente da vida”.

“Portanto, o Amor não deve ser abstrato, Ideal, mas um Amor concreto: o meu próximo é este que está ao meu lado, é este que senta atrás de mim na escola... É preciso amar não de um modo ideal (abstrato) e futuro, mas de um modo concreto e presente, AGORA. É preciso amar, é preciso Amar.”

“Aquilo que mais nos impressionou, olhando uma destas biografias, foi de que o novo Santo (Pe. Maximiliano Kolbe), ...diante de um prisioneiro, destinado a morrer de fome no Bunker da morte, desconhecido dele, mas que se tornou, num momento presente da sua vida, seu próximo, esqueceu-se de imediato toda a grande obra (que estava realizando não por interesse próprio, mas em favor do Reino de Deus), toda a vasta atividade cultural, as suas cidadelas da Imaculada, os seus filhos espirituais, os seus escritos, para tomar o lugar de um outro.
Pe. Maximiliano Kolbe não podia pensar que, com aquela obra, que tinha feito com que surgisse na Igreja, podia glorificar a Deus mais vivo do que morto?

Ele, pelo contrário, não hesitou e ofereceu a sua vida para salvar a de um pai de família”.

III – O SERVIÇO“
Quem quer realizar a unidade deve ter um único direito: Servir a todos, porque em todos serve a Deus”.
“A Unidade... com Deus... pressupõe o anulamento total, a humildade mais heróica... A Unidade com os outros é alcançada ainda através da humildade: ASPIRAR constantemente ao PRIMADO, colocando-se o mais possível a serviço do próximo”.

“Poderia dizer: Mas devo realmente dar-lhe uma camisa quando ele está sem camisa? devo realmente levar-lhe o prato à mesa?”. Olhe, o serviço que Jesus pede, não é um serviço ideal, não é um sentimento de serviço. Se vocês estudarem bem o Evangelho, verão que Jesus falava de um serviço concreto: com os músculos, com as pernas, com a cabeça... É preciso realmente servir”.

“Toda a Sabedoria do cristianismo encontra-se numa única palavra, e também toda a sua revolução, e esta palavra é: SERVIR. No mundo procura-se estar em evidência, oprimir os outros, mandar; Jesus disse-nos justamente o contrário e deu-nos o exemplo com o lava-pés, ele que era o ‘Mestre e Senhor’. Ele quer que nós sirvamos a todos”.

“Façamos tudo o que devemos fazer com espírito de serviço, tanto se o nosso trabalho é dirigido à expansão do reino de Deus, quanto se é realizado entre as paredes domésticas, ou voltado ao bem da comunidade civíl.

Se virmos Cristo em cada próximo com que tratamos: dependentes, superiores, iguais (Ele considera feito a si tudo aquilo que fazemos aos outros, em particular aos mais necessitados), será mais fácil termos este comportamento.

Sirvamos sempre, sirvamos a todos, sirvamos bem.

Que Deus nos conceda a graça de deixar pasmado o mundo, repleto de soberba, faminto de domínio, com o nosso comportamento cristão desinteressado, de serviço a todos”.


IV – FAZER-SE UM“
A alma que quiser levar a Unidade, deve manter-se, constantemente, num total abismo de humildade ao ponto de perder até mesmo a sua alma em favor do próximo e a serviço de Deus nele”.

“Naturalmente é preciso servir com inteligência. Eis o porquê da quarta idéia que devemos ter em mente: como se faz para servir bem, para servir com inteligência?

São duas palavras ‘mágicas’, também isto é cristianismo: FAZER-SE UM COM O OUTRO. O outro sofre? Devemos sentir com ele suas dores; o outro está contente? Devemos sentir as suas alegrias; o outro tem uma preocupação? Devemos sentir a sua preocupação. FAZER-SE UM com o outro.

Em resumo: devemos dissolver este coração que é de pedra e ter um coração de carne para amar os outros, para sentir com os outros, para viver os outros, isto é importante, isto é servir”.

“Fazer-se um em tudo, em tudo, exceto no pecado. Você poderia dizer: ‘Mas que perda de tempo, olhar aquilo na televisão, que perda de tempo dar um passeio...’. Não, o tempo não é perdido, é todo amor, é tudo tempo ganho, porque é preciso fazer-se um por amor. Se hoje todos nós levássemos estas palavras: FAZER-SE UM POR AMOR, isto é, DESINTERESSADAMENTE, seríamos bastante felizes. Fazer-se Um por Amor, não para ganhá-los a Cristo, nem mesmo por um interesse sobrenatural. Nada! Fazer-se Um. Fazer-se Um. Além do mais constatei que com pessoas que talvez não queiram saber nada de Jesus Cristo, o que sucede? Aquelas pessoas retornam, porque se sentem livres.

Este fazer-se um exige a morte de nós mesmos, porque não podemos mais viver por nós mesmos, mas para os outros. Mas, esta nossa morte é vida em nós, é Cristo em nós. E então, se é Cristo em nós, sobre a nossa morte, todos, pouco a pouco, cedo ou tarde, são atraídos por Cristo. Jesus disse: “Quando eu for levantado sobre a cruz, atrairei TODOS A MIM.” E então, também a Cruz, isto é, o matarmos para deixarmos com que Cristo viva em nós, pouco a pouco todos são conquistados. Esta é a grande experiência do Movimento dos Focolari.”


V – COM OS IRMÃOS DE IDEAL, MANTER JESUS NO MEIO, O RESSUCITADO
“Fazer-se um com os irmãos de Ideal para não obscurecer NUNCA a presença de Jesus no meio, mas para mantê-La sempre vivíssima”.

“Jesus quer que nos amemos até o ponto de morrer um pelo outro. Ele não quer que nos amemos esperando morrer amanhã, ou depois de amanhã, ou no próximo ano, quer que morramos AGORA. Quer que vivamos mortos, mortos a nós mesmos, porque estamos vivos para o Amor. Então quando encontram-se duas pessoas que se amam desse modo, eis que acontece um fato extraordinário... “Onde dois ou mais estão unidos no meu nome – disse Jesus – (que quer dizer: neste Amor) Eu estou no meio deles” (que quer dizer: Neles).

Dois ou mais que se amam desta maneira, levam no mundo, geram no mundo uma nova chama: o próprio Jesus, o mesmo, o mesmo Jesus. É FABULOSO!!!

“Veio-me muitíssimo em relevo a importância deste modo de viver para manter em nós a Igreja viva, para levar conosco o Ressuscitado, como verdadeiros ‘Cristóforos’. Nós devemos ter continuamente esta tensão pacífica de fazer-se um com os outros, sem nenhuma outra preocupação além daquela de ‘viver o outro’. Para poder, sempre na nossa a vida, imitar de certo modo, Maria, que deu Jesus ao mundo...

E esta é a única obra útil que podemos realizar na vida”.

“Para chegarmos a isto é preciso a plena comunhão de alma, de idéias, de bens, etc. sabendo, no entanto, que isto pode significar perder, recomeçar, sofrer algo errado, para salvar a unidade dos espíritos: ‘É melhor o menos perfeito na unidade, que o mais perfeito na desunidade’”.

“Este ano entendemos que Ele queria ser encontrado pelos membros do nosso Movimento num lugar: EM MEIO A ELES. É isto o que Ele quer, é isto o que deseja. Podemos, de fato, pensar que um dos objetivos que Ele tinha em mente quando suscitou a nossa Obra, era justamente o de poder se estabelecer em todas as apartes, também fora das igrejas (construções), no meio das pessoas, nos lugares onde elas vivem, onde se encontram.

Então, abramos espaço para Ele no nosso meio, sobretudo entre as a pessoas do nosso ‘cacho’. De lá, Ele poderá irradiar amor e luz entre as muitas outras pessoas no mundo. Reavivando o nosso dever de serviço, fazendo-nos um reciprocamente, entre nós, tornamos possível a Sua Vida entre nós, facilitamos a Sua Vida entre nós”.

Chiara Lubich



“Não se faça a minha vontade, mas a tua”.


Esforça-te por permanecer na vontade de Deus, e que a sua vontade permaneça em ti.

Quando a vontade de Deus for feita na terra como no céu, cumprir-se-á o testamento de Jesus.Olha o sol e os seus raios.O sol é símbolo da vontade divina, que é o próprio Deus. Os raios são esta divina vontade sobre cada um de nós.

Caminha para o sol na luz do teu raio, diverso e distinto de todos os outros, e realiza o particular e maravilhoso desígnio que Deus tem sobre ti.

Infinito número de raios, todos provenientes do mesmo sol... uma única vontade, particular sobre cada um.

Os raios, quanto mais se aproximam do sol, tanto mais se aproxima entre si. Também nós, quanto mais nos aproximamos de Deus, pelo cumprimento sempre mais perfeito da vontade divina, tanto mais nos aproximamos entre nós.

Até que sejamos todos um.

Chiara Lubich


JESUS ABANDONADO


O homem foi criado para ser feliz e buscar a felicidade: ele a deseja, suspira por ela, mas dificilmente a encontra. Toda manhã eu me consagro a Jesus Abandonado, e é só através dele que eu encontro a paz, a luz, ou, numa palavra, a felicidade. Poderia dizer algo a respeito desse fato, que parece uma contradição?

Parece uma contradição, mas não é.

Sabemos que em cada dor devemos ver o semblante de Jesus Abandonado. Isso porque se somos, por exemplo, incompreendidos, vemos nele “o incompreendido”; se caímos numa “armadilha” podemos ver naquilo que lhe aconteceu uma “armadilha”; se nos sentimos fracassados, vemos nele alguém que também se sentiu “fracassado”...Jesus Abandonado está presente em cada dor; por isso, é preciso abraça-lo dizendo-lhe do fundo do coração: “Es tu, e eu te quero; a ti eu me doei”.

Depois, no momento seguinte, deve-se passar a amar o próximo ou qualquer outra vontade de Deus.

E então você perceberá que aquela dor desaparece. Às vezes, você se surpreende ao sentir que a dor realmente se foi, não existe mais, e se sente em paz e livre para caminhar, viver e amar.

O fato é que, numa espiritualidade cristã como a nossa – que tem como referencia a paixão de Jesus –, o crucifixo, Jesus Abandonado, está intimamente ligado ao Espírito Santo. E quando, como Jesus, também nós dizemos que é chegada a nossa hora de sofrer, que por isso a queremos porque é um aspecto de Jesus Abandonado, e a aceitamos como Jesus aceitou a dor, também nós experimentamos o Espírito Santo. O que sentimos de belo, de livre, de amor, em nosso coração, é efeito do Espírito Santo.

Não se trata, pois, de uma contradição encontrar em Jesus Abandonado a paz e a alegria. É, ao contrário, uma coisa lógica, segundo a paixão de Jesus, segundo o mistério da salvação.


Chiara Lubich




A SANTÍSSIMA TRINDADE


Por meio da vinda do Filho de Deus que se encarnou na nossa terra, pudemos tornar-nos filhos de Deus; filho, como ele, que é Filho do Pai, filho no Filho.

De fato, dentro de nós está presente um tesouro infinito. Nós o descrevemos como uma voragem, como um abismo, como a imensidão, como um sol divino dentro de nós: é a Santíssima Trindade. Temos, assim, a possibilidade de conviver com ela, podemos ouvir o apelo a nos perdemos nela, para nos encontrarmos mais “cristificados”.

E fechando a janela da alma do lado de fora e abrindo-a para dentro, podemos conversar com ela. Trata-se de um convite a permanecermos no Céu dentro de nós, onde vive o Eterno e é o Ser verdadeiro.

Mas não é somente a oração o que a Santíssima Trindade em nós pede. As três Pessoas Divinas, que são o único amor, desejam ter um relacionamento celestial com cada um de nós; e cada Um a seu modo.



O Pai


Temos o Pai. No nosso íntimo está presente um Pai.Aquele Pai Celeste – que deu origem e sustenta a imensa Criação, o cosmo, no qual estamos imersos como uma gota no oceano – está também no nosso pequeno coração.

E esse Pai é pai realmente. São vários os nossos contatos com Ele; Ele é, por exemplo, o destinatário da oração mais divina que podemos recitar: o Pai-Nosso. Nós o invocamos em nome de Jesus para obtermos as graças desejadas. Uma característica nossa é a que enfatiza o nosso carisma, a frase de são Pedro que sugere: lancemos nele todas as preocupações (cf. 1Pd 5,7). E quantas vezes, uma infinidade de vezes, lançamos com fé as preocupações no seu coração, fomos rapidamente libertados delas, que desapareceram, resolvidas pelo seu amor.

Porque é assim que se age com um Pai: confia-se nele com segurança, em relação a tudo. E este é um Pai, o amparo, a certeza do filho que, como uma criança, abandona-se, despreocupada, em seus braços.



O Verbo


Dentro de nós há também o Filho: o Verbo, que, tendo-se encarnado, é Jesus.

É Jesus que está dentro de nós.

Aprendemos a amá-lo profundamente, por exemplo, nas suas diferentes presenças: na Eucaristia, na Palavra, na unidade entre os irmãos, no pobre, na autoridade que o representa, no fundo do nosso coração.

Mas Jesus está num aspecto particular, que nós reconhecemos e amamos como Esposo da nossa alma: Jesus no seu abandono. E sabemos que Esposo Ele foi e será para nós até o fim da nossa vida.

Foi Ele quem nos amparou em todas as provações da vida, em todas elas, sugerindo-nos como supera-las, como restituir à nossa vida a paz e a força.Jesus Abandonado: o Esposo da nossa alma!



O Espírito Santo


Aquele Espírito do qual conhecemos os efeitos divinos: nas pessoas, nas comunidades renovadas pela sua presença, pela sua atmosfera. Aquele com quem – como se fosse um outro “eu” – nós nos confidenciamos com a certeza de que sempre nos responde quando o invocamos, e que nos sugere palavras de sabedoria, que nos conforta, nos sustenta e nos ama com um amor especial como um amigo verdadeiro. É o nosso amigo, o Espírito Santo.Pai, Esposo, amigo.

O que mais podemos querer? E os três são um, um só Amor, que fez morada no nosso coração.

Reflitamos juntamente com Maria, sobre a qual o Espírito Santo desceu, a potência do Altíssimo, o Pai, estendeu a sua sombra, em quem o Verbo se encarnou.

Mantenhamos e reforcemos com ela esses relacionamentos, enquanto, continuando a viver o momento presente, nos inserimos no presente eterno no qual está Deus, no qual os três vivem, assim como estão presentes no nosso pequeno coração.
Chiara Lubic

[1] Movimentos dos Focolares, movimento católico fundado por Chiara Lubich.[2] Centro de formação internacional do Movimento dos Focolares.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Fazenda da Esperança e Esperança Viva no Pará, Brasil e Exterior

Fazenda da Esperança e Esperança Viva em Abaetetuba, no Pará, no Brasil e Exterior
Livro que conta a história da Fazenda da
Esperança, o Carisma, a Espiritualidade
e os frutos que já conseguiu nessa caminhada
de libertação de muitas pessoas


O autor do livro "Já aconteceu... e se espalhou" e
subtítulo: A história, o carisma e a espiritualidade
da Fazenda da Esperança

Mais dados acima sobre o livro

Ademir Rocha: "Todos podemos nos libertar
de nossas escravidões e todos podemos ajudar
na libertação dos outros"
"A liberdade está em Deus e na sua Palavra"
Onde estamos
Fazenda da Esperança é como se intitulam as comunidades terapêuticas que abrigam jovens dependentes químicos ansiosos por se ver livre das drogas e do álcool.O primeiro grupo, nascido em uma esquina da cidade de Guaratinguetá, cresceu e espalhou-se pelo Brasil e em mais 10 países.
Aumentou o número de recuperantes, mas também a quantidade de vocacionados decididos em doar plenamente suas vidas a esses mais necessitados.
Surgem as propostas para se abrirem outras comunidades fora de Guaratinguetá e assim a Fazenda da Esperança caminha a passos largos, levando ao mundo seu carisma.
Para obter mais informações sobre as Fazendas acesse os perfis de cada comunidade selecionando a região do Brasil ou do mundo, abaixo.
O problemas das drogas não afeta apenas os usuários e seus familiares, mas toda a sociedade. Com mais de 30 anos de experiência, a Fazenda da Esperança é considerada a maior obra obra de recuperação de dependentes químicos da América Latina e sua ação está baseada no tripé: convivência em família, trabalho como processo pedagógico e espiritualidade para encontrar o verdadeiro sentido da vida.

Brasil
No Brasil a Fazenda da Esperança está presente em 88 locais do país e também já está presente em outros 11 países, que acolhe pessoas de 15 a 45 anos que desejam livremente se recuperar dos vícios da droga, álcool e, por tabela, de outros vícios carnais, morais e éticos.

Região: Sul
Nome: Fazenda da Esperança Maria Auxiliadora
Endereço: Caixa Postal 13015
Cidade: Mandirituba
Estado: ParanáCEP: 83800-970
Telefone: (41) 8859-6940
Vagas: 20
Trabalhos: Artesanato, Biscoito, chocolate, horta
Categoria: Feminino

Nome: Fazenda da Esperança Cristo Rei
Endereço: Caixa Postal 04 – Ouro Verde – Km 10
Cidade: Toledo
Estado: Paraná
CEP: 85900-970
Telefone: (45) 3252-8152
Email: toledo.m@fazenda.org.br
Vagas: 50
Trabalhos: Criação de porco, horta, aviário, artesanato
Categoria: Masculino

Nome: Paróquia Nª Sª da Paz
Endereço: Caixa Postal 1305
Cidade: Ibiporã
Estado: Paraná
CEP: 86200-000
Telefone: Email: ibipora.m@fazenda.org.br
Vagas: 10
Trabalhos: Trabalho manual, bordado,croche, pintura. Produção de terço e caixas. Horta, alface, salsinha, brocolis, cenoura,almeirão, milho.
Categoria: Masculino

Nome: São Rafael
Endereço: Caixa Postal 07
Cidade: Casca
Estado: Rio Grande do Sul
CEP: 99260-970
Telefone Fax (54) 3347-1154/ 3347-1008
Vagas: 80
Trabalhos: Aviário, fábrica de agua sanitária, estrebaria
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança Mãe Admirável
Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto 1500
Cidade: Braga
Estado: Rio Grande do Sul
CEP: 98560-000
Telefone (55) 3559-1214
Vagas: 50
Trabalhos: Hortaliça, criação porco, vaca e galinha
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança Nossa Senhora Aparecida
Endereço: Rodovia 153, Km 04, bairro Santo Antão
Cidade: Passo Fundo
Estado: Rio Grande do SulCEP: 99001-970
Telefone/Fax: (054) 3314- 1193/ 3313- 2160
Vagas: 25
Trabalhos: Fábrica de pão de queijo e biscoitos, artesanato
Categoria: Feminino

Nome: Fazenda da Esperança Porta Aberta
Endereço: Rua Rosa, 1764 – Pantanal
Cidade: Florianópolis
Estado: Santa Catarina
CEP: 88040-270
Telefone: (48) 3234-0825
Vagas: 40
Trabalhos: Estufa produção de orquídias, artesanato
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança São Francisco Xavier
Endereço: Rua da Matriz, 163
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
CEP: 89248-000
Telefone:Email: garuva.m@fazenda.or.br
Vagas: 18
Trabalhos: Plantação de plamito, banana prata, banana maça, maracujá. Criação de peixes. Horta
Categoria: MasculinoBrasil

Região: Sudoeste
Nome: Fazenda da Esperança São Francisco
Endereço: Caixa Postal 64
Cidade: Três Marias
Estado: Minas Gerais
CEP: 39205-000
Telefone: (38) 3754-4316
Vagas: 50
Trabalhos: Plantio e horta, fábrica de doce e rapadura
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança – Centro Feminino
Endereço: Rua Pe. Virgulino 34
Cidade: Teófilo Otoni
Estado: Minas Gerais
CEP: 39800-025
Telefone: (33) 3522-4832
Vagas: 14
Trabalhos: Galinheiro, artesanatos
Categoria: Feminino

Nome: Fazenda da Esperança Nª Sª de Lourdes
Endereço: Estrada Imperial, 521, Sítio Santa Rita
Cidade: Guapimirim
Estado: Rio de Janeiro
CEP: 25940-000
Telefone: (21) 3633-2062
Vagas: 20
Trabalhos: Fábrica de fraldas, padaria, artesanato
Categoria: Feminino

Nome: Sítio Liberdade
Endereço: Caixa Postal 92402 – Estrada Isaías Vidal, s/nº
Cidade: Teresópolis
Estado: Rio de Janeiro
CEP: 25953-970
Vagas: 50
Trabalhos: Padaria; artesanato; criação de coelho, porco, gado, cavalo, peru, galinha, cabra
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança – Centro Masculino
Endereço: Caixa Postal 194 – Santa Edwiges
Cidade: Guaratinguetá
Estado: São Paulo
CEP: 12500-970
Telefone/Fax: (12) 3128-8700/ 3132-7373
Vagas: 130
Trabalhos: Fábrica de reciclagem de plástico, fábrica de agua sanitária, produção de garrafas plásticas, madeira plástica, marcenaria, artesanato, galinhas, horta
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança São Libório
Endereço: Caixa Postal 194 - Pedrinhas
Cidade: Guaratinguetá
Estado: São Paulo
CEP: 12500-970
Telefone: (12) 3128-2707
Vagas: 150
Trabalhos: Fábrica de embutidos, carnes e doces, criação de gado e porcos, turismo religioso
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança – Centro Feminino
Endereço: Rua Alexandrina Ferreira Leite 204, São Manoel
Cidade: Guaratinguetá
Estado: São Paulo
CEP: 12500-000 Telefone: (12) 3128-6280/ 3128-6281
Vagas: 90
Trabalhos: Fábrica de alimentos congelados "Freezing Point", artesanatos, restaurante
Categoria: Feminino

Nome: Rosilene de Fátima Cangussu
Endereço: Caixa Postal 04
Cidade: Iguape
Estado: São Paulo
CEP: 11920-000
Telefone:Email: iguape.m@fazenda.or.br
Vagas: 14
Trabalhos: Artesanato, doces, produção de pimenta
Categoria: Masculino Brasil

Região: Centro-Oeste
Nome: Fazenda da Esperança Santo Antonio
Endereço: Rua Profª Etelvina Vasconcelos, 629
Cidade: Rio Brilhante
Estado: Mato Grosso do Sul
CEP: 79130-000
Telefone/Fax: (67) 3452-2740/ 3452-8109
Vagas: 40
Trabalhos: Horta com venda de podutos orgânicos, fábrica de velas
Categoria: Masculino Brasil

Região: Norte
Nome: Fazenda da Esperança São Pelegrino
Endereço: Av. Avelino Chaves,1312 - Centro
Cidade: Sena Madureira
Estado: Acre
CEP: 69940-000 Telefone (68) 3612-2234
Vagas: 35
Trabalhos: Artesanato, lavora com milho e mandioca
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança Irmã Cleusa
Endereço: Ramal Claudio Mesquita, Km 2,5, Caixa Postal 1382
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
CEP: 69010-972
Telefone: (92) 9141-7071/ 3622-8947
Vagas: 30
Trabalhos: Costura industrial de camiseta e bermuda, artesanato
Categoria: Feminino

Nome: Fazenda da Esperança Dom Gino Malvestio
Endereço: Ramal Claudio Mesquita, Km 8, Caixa Postal 1382
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
CEP: 69010-972
Telefone: (92) 3622-8947
Vagas: 100
Trabalhos: Fábrica de coloral, padaria
Categoria: Masculino

Estado: Pará
Grande é o flagelo das drogas no Pará, como no resto do Brasil e precisa dos esforços da Igreja, da sociedade e do poder público no combate a este grande mal, que levam os dependentes químicos à destruição de suas próprias famílias e que abre portas para a práticas de roubos, assaltos, prostituição, traficância e outros crimes que estão associados ao mundo das drogas. 
No Pará é a Arquidiocese de Belém, através do Arcebispo de Belém  Dom Alberto Taveira Correa que está na presidência e na vice o diácono Leandro Guerra, da Fazenda da Esperança, que está presente nos municípios de Abaetetuba, Bragança, Óbidos, Tucumã e agora com a construção de um grandioso projeto que é a instalação em Mosqueiro da Fazenda da Esperança, que acolherá dependentes químicos para um completo tratamento da dependência química e espiritual dos recuperandos e de suas famílias. O processo terapêutico dura 12 meses e, via de regra, após esse prazo são os próprios recuperandos químicos que assumem a coordenação dos pontos de recuperação espalhados pelo Brasil, ou se formam padres para os serviços da Fazenda.
Como a Fazenda precisa receber o apoio da sociedade, em Belém, além de vários apoios, foi constituído o grupo Amigas da Esperança, que é presidido por Naia Guerra e Mônica Farah, que através de variados eventos consegue angariar fundos para a sustentação dos pontos da Fazenda no Pará. Os próprios recuperandos também atuam em seus locais com vendas diversas.

Cidade: Bragança
Nome: Fazenda da Esperança Dom Eliseu
Endereço: Caixa Postal 81
CEP: 68600-000
Telefone/Fax:(91) 3425-1108/ 3425-2018
Cidade: Bragança
Vagas: 40
Trabalhos: Plantação de feijão, mandioca, milho; criação porco, galinhas; artesanato
Categoria: Masculino

Nome: Centro Dom Ângelo Frozi
Endereço: Rod. PA 403 km 5, Bairro da Juruma
Cidade: Abaetetuba
Estado: Pará
CEP: 68440-000
Telefone: (91) 9162-0050
Vagas: 12
Trabalhos: Fábrica de anel de tucum, fábrica de tapetes, produção de terços, aviário e a produção de ovos, horta de verduras
Categoria:Feminino

Nome:
Endereço:
Cidade: Óbidos
Estado: Pará

Nome:
Endereço:
Cidade: Tucumã
Estado: Pará

Nome: Fazenda Nossa Senhora de Nazaré
Cidade: Belém, na Vila de Mosqueiro
Estado: Pará
Vagas: 90


Nome: Fazenda da Esperança - Santo Agostinho
Endereço: Travessa Oscar Jansen 158 - Centro - Caixa Postal 01
Cidade: Coroatá
Estado:Maranhão
CEP: 65415-000
Telefone/Fax: (99) 3641-1459/ 3641-0976
Vagas: 80
Trabalhos: Fábrica de polpa de frutas, fabricação de doces, criação de gado
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança - Madre Teresa de Calcutá
Endereço: Caixa Postal 01
Cidade: Coroatá
Estado: Maranhão
CEP: 65415-000
Telefone: (99) 36410791
Vagas: 30
Trabalhos: Padaria, artesanato
Categoria: Feminino

Nome: Fazenda da Esperança - Dom Franco Masserdotti
Endereço: Pça Getúlio Vargas, 149, Caixa Postal 18
Cidade: Balsa
Estado:Maranhão
CEP: 65800-000
Telefone: (99) 3541-2483
Vagas: 25
Trabalhos: Criação ovelhas e peixes
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança São Domingos
Endereço: Rua Dr. Francisco Aires nº 306 Setor, Centro
Cidade: Porto Nacional
Estado: Tocantins
CEP: 77500-000
Telefone/Fax: (63)3363-3166/ 9971-9121
Vagas: 60
Trabalhos: Fábrica de frutas com plantação própria
Categoria: Masculino

Nome: Senhor do Bonfim
Endereço: 504 – Norte – Alameda 14 – Lotes 2/4
Cidade: Lajeado (Palmas)
Estado: Tocantins
CEP: 77070-020
Telefone: (63) 3224-4118/ Fax: 3224-1477
Vagas: 50
Trabalhos: Padaria, criação de cabra e porco
Categoria: Masculino
Brasil

Região: Nordeste
Nome: Fazenda da Esperança Santa Terezinha
Endereço: Povoado do Saco s/n, Tucuanduba
Cidade: Marechal Deodoro
Estado: Alagoas
CEP: 57160-000 Telefone: (82) 3263-1628/9982-4382
Vagas: 20
Trabalhos:
Categoria: Masculino

Nome: A/C Marcio Queiroz
Endereço: Rua Mestre Antonio dos Santos, 97 – São Luiz
Cidade: Poço das Trincheiras
Estado: Alagoas
CEP: 57602-210
Telefone: -Email:
Vagas:
Trabalhos:
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança Ir. Dulce
Endereço: Povoado do jacaré Caixa Postal 79
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
CEP: 44330-000
Telefone: (75) 9142-2196/ 3483-8805
Vagas: 14
Trabalhos: Criação de vaca, boi, porco, galinha. Hortaliças. Biscoitos, doces. Artesanato, pano de prato. Terço.
Categoria:

Nome: Casa de Apoio Nossa Senhora de Guadalupe
Endereço: Rua 10 de Julho 31
Cidade: Jequié
Estado: Bahia
CEP: 45200-000
Telefone: -Email: jequie.m@fazenda.or.br
Vagas: 14
Trabalhos: Artesanato, biscoito, doces, pecuária e horta
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança Sagrada familia
Endereço: Av. Alberto Craveiro, 2222
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
CEP: 60860-000
Telefone/Fax: (85) 3232-9265/ 3289-3472
Vagas: 50
Trabalhos: Padaria, artesanato
Categoria: Feminino

Nome: Fazenda da Esperança São José
Endereço: Estrada João Cavalcante Filho, s/nº
Cidade: Pacatuba
Estado: Ceará
CEP: 61800-000
Telefone: (85) 3345-1973
Vagas: 90
Trabalhos: Plantação de banana, milho, caju; produção doces e criação porcos
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança
Endereço: Pça. Quirino Rodrigues, 76/4
Cidade: Sobral
Estado: Ceará
CEP: 62011-260
Telefone: -Email: sobral.m@fazenda.or.br
Vagas: 12
Trabalhos: Irá iniciar a produção de doces, plantação de milho e feijão e produção de hostias.
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança Pe. Ibiapina
Endereço: Mata Redonda
Cidade: Alhandra
Estado: Paraíba
CEP: 58320-000
Telefone/Fax: (83) 32571250/3244-0770/ 3224-4824
Vagas: 50
Trabalhos: Agricultura, apicultura, artesanato, material de limpeza
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança Nossa Senhora da Guia
Endereço: Av: Julia Freire s/n (Paróquia Sta Julia), Bairro Torre
Cidade: Alhandra
Estado: Paraíba
CEP: 58040-040
Telefone/Fax: (83) 32571250/3244-0770/ 3224-4824
Vagas:
Trabalhos: Em fase de estruturação
Categoria: Feminino

Nome: Fazenda da Esperança Santa Rita de Cássia
Endereço: Caixa Postal 12
Cidade: Garanhuns
Estado: Pernambuco
CEP: 55290-970
Telefone/Fax: (87) 3761-0594/ 3761-0353
Vagas: 50
Trabalhos: Padaria, artesanato, bijouteria, fábrica de costura
Categoria: Feminino

Nome: Fazenda da Esperança Santa Rosa
Endereço: Caixa Postal 12
Cidade: Garanhuns
Estado: Pernambuco
CEP: 55290-970
Telefone/Fax: (87) 3762-4661/ 3761 0353
Vagas: 80
Trabalhos: Padaria, roseiral, produção de humos, material de limpeza
Categoria: Masculino

Nome: Pe. Pedro
Endereço: Pça Dr. Antonio Correa, 14 - Centro
Cidade: Caruaru
Estado: Pernambuco
CEP: 55670-000
Telefone: -Email: -
Vagas: 36
Trabalhos: Horta de verduras, produção de manga, caju, jaca
Categoria:

Nome: Fazenda da Esperança Santa Faustina
Endereço: Rua Senador José Euzébio, 546 - Centro
Cidade: Campo Maior
Estado: Piauí
CEP: 64280-000
Telefone: -Email: campomaior.m@fazenda.or.br
Vagas: 18
Trabalhos: Plantação de milho, feijão, melancia, mamão, horta diversa( pimenta, mangericão...), artesanato e confecção de terço
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança Dom Bosco
Endereço: Vila Brasília
Cidade: Serra do Mel
Estado: Rio Grande do Norte
CEP: 59663-000
Telefone/Fax: (84) 3334-0080/ 3334-0015
Vagas: 60
Trabalhos: Produção de mel, castanha de caju, doces e rapadura de caju, padaria, desinfetantes, artesanato
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança São Miguel
Endereço: Pça da Piedade 135 - Centro
Cidade: Lagarto
Estado: Sergipe
CEP: 49400-000
Telefone/Fax: (79) 3631-1175/ 3631-3637
Vagas: 80
Trabalhos: Fábrica de queijo, doce de leite, biscoito; apicultura; ovinocultura e criação de gado
Categoria: Masculino

Nome: Fazenda da Esperança Santa Francisca Romana
Endereço: Caixa Postal 43
Cidade: Lagarto
Estado: Sergipe
CEP: 49400-970
Telefone/Fax: (79) 3631-1141/ 3631-3637
Vagas: 30
Trabalhos: Produção de doces, geleia, pão, artesanato
Categoria: Feminino

Nome: Fazenda da Esperança Santa Rita
Endereço: Cidade: Gararu
Estado: Sergipe
CEP: 49830-000
Telefone: (79) 3354-1285
Vagas: 30
Trabalhos: Criação de cabra, vaca, abelhas; produção de queijo e mel
Categoria: Masculino


Abaetetuba/pa, 6/11/2009 - ademir rocha

PALAVRA DE VIDA - FOCOLARES - ABAETETUBA/PA 4

TEXTOS DE ESPIRITUALIDADE
O MISTÉRIO DA DOR: JESUS ABANDONADO E O ESPÍRITO SANTO
Diante da dor, diante do mistério da dor um jovem me confessa que tem medo, outro diz que fica bloqueado e outro ainda que repensa a sua escolha, porque apesar de ter prometido de seguir Jesus até o seu abandono na cruz, toma um caminho mais fácil... É o que experimentamos na nossa vida.
Como resolver estas situações para permanecer fiéis à nossa escolha?A resposta é: treinando! Vocês são jovens, podem tornar-se atletas ! Em geral tens diante uma vida toda, também é possível morrer logo, porque não sabemos quando será nossa hora. Porém, lembrem-se que a coisa mais bela que pode existir no mundo é tornar-se atletas de Deus. Então precisa treinar. Pratiquem futebol para manter-se em forma, também este é um aspecto que é bom cuidar; mas o primeiro treinamento é aquele do espírito.
Devemos tornar-nos atletas para arrastar o mundo atrás de Jesus. Vocês podem fazer isso abraçando Jesus abandonado.
Como fazer, então se a um certo momento vem o medo?
Aproveitar do mesmo medo para abraçar Jesus abandonado. Ele, de fato, aparece como “o medroso” . Antes de subir na cruz pediu ao Pai de afastar dele aquela provação e quando foi crucificado gritou: “Meu Deus, porque...?”. Parece estar cheio de medo ao máximo: o seu medo supera e resume todos os nossos medos. Mas logo depois acreditando no amor do Pai diz: “Nas tuas mãos, Senhor, entrego o meu Espírito”.
Devemos fazer assim também nós: abraçar o medo e aproveitar da mesma coisa que obstácula a estrada para ir em frente, para crescer no amor.
Isto vale também para aquele que se sente bloqueado. Também Jesus na cruz, abandonado, parece mesmo bloqueado. Ele que tinha continuado a declarar: “O Pai está comigo...”, na cruz diz: “Meu Deus, porque me abandonaste?”.
Foi, por assim dizer um bloqueio divino, porque Ele carregou sobre si todos os bloqueios de todos os seres humanos diante de Deus. Aproveita então deste bloqueio para dizer: “É Jesus abandonado”, para descobri-lo e abraça-lo. E vamos para frente.
Outro jovem, depois, me diz que troca a escolha que fez de Jesus abandonado preferindo outras coisas.
Este é um fracasso, um pequeno fracasso. Mas Jesus abandonado se tornou fracasso, é o fracasso. Quando nos apercebemos de tê-lo trocado com outras coisas, não podemos parar. O que importa se você o trocou? Você não vale nada, o que importa é Jesus abandonado. Diga então: “Troquei-o por outro? Aproveito disso para abraçar Jesus abandonado neste fracasso”.
A atuação do Espírito Santo:
Abraçando Jesus abandonado o que acontece? Vem a nós o Espírito Santo, que desabrocha, floresce e faz sentir os seus impulsos.
Gostaria de aproveitar desta resposta para explicar-lhes e fazer-lhes descobrir como Ele vive e opera em vocês. Vocês sentem, mas talvez não sabem que é Ele. Queria mesmo que se apercebessem que é Ele. Queria mesmo que se apercebessem de que já o tem dentro de vocês – sabemos de fato, através do catecismo que O temos pela graça – mas também que ele age em vocês e lhes ajuda a reconhece-lo.
O Espírito Santo, quando abraçamos Jesus abandonado, não somente ilumina a mente, mas fortifica a alma.
Para ver as muitas coisas que ele opera em nós, poderíamos ler duas orações muito conhecidas na Igreja católica: “Vem o Santo Espírito” e “Vem o Criador”.
Visita as nossas mentes:
Tenho certeza que as nossas mentes são visitadas pelo Espírito Santo. Senão vocês não estariam aqui. Vocês estão aqui porque alguém lhes disse: “Vá ali”. E quem foi que lhes disse isso? O Espírito Santo.
É ótimo consolador.
Experimentamos milhões de vezes – vocês talvez milhares – que, abraçando Jesus abandonado, dentro de nós floresce a alegria, a consolação. Tanto é verdade que às vezes o desfrutamos e o abraçamos porque traz alegria. Então é preciso retificar a intenção, abraçamos Jesus abandonado por amor e o espírito Santo vem como “ótimo consolador”.
Isso vocês certamente já experimentaram. Portanto, lembrem-se que foi Ele e não um outro que consolou vocês.
Suscita em nós a Palavra:
Quantos de nós dizemos: “Eu era uma pessoa que nunca falava. Depois no Movimento[1], puseram-me para contar a minha experiência e falei”. Se alguém falou, é porque tinha algo para dizer.
A palavra é um veículo, mas o importante é Ter algo a dizer.
Aquela pessoa tinha algo a dizer e assim a Palavra saiu espontaneamente. Quem foi que fez isso? O espírito Santo!
É chama ardente dos corações.
Chegando em Loppiano[2] muitas focolarinas e focolarinos me escreveram: “O meu coração explode”. O que é esta explosão do coração? É o espírito Santo que dá uma alegria que faz explodir o coração.
Cura as feridas.
É verdade.
“Errei – você diz – vou me confessar, mas agora abraço logo Jesus abandonado nesta minha dor”, e você sente que a ferida se fecha. Quem foi que a fechou? O Espírito Santo.
É bálsamo:
Gostaria de colocar em relevo a Sua ação, para que vocês de vez em quando se recolham e lhe digam: obrigado. Gostei muito de ler que o pai do grande Orígenes, um dos mártires dos primeiros séculos, quando seu filho era pequenino, lhe descobria o peito e o beijava porque era templo do Espírito Santo. Se recordássemos sempre esta idéia e soubéssemos que não temos apenas um Dom do Espírito Santo, mas o Dom, que é o Espírito Santo.
Primeiro, de fato, veio o verbo, depois deu-nos o Espírito Santo, Ele está dentro de nós e talvez nem sequer lhe digamos obrigado. É uma vergonha isso! No entanto experimentamos continuamente a Sua presença em nós!
Traz como Dom a paz.
Se Ele não existisse seriamos muito miseráveis, tristes e sempre sem paz, ao passo que o Espírito Santo traz como Dom a paz.
E mil outros dons:
O Espírito Santo, por exemplo, está presente em nós não em forma passiva, mas com um dinamismo muito ativo: quando nós abraçamos Jesus abandonado, Ele nos responde, se interessa por nós, participa da nossa vida, intervém e exorta-nos. Quando nos sentimos impulsionados, por exemplo, a fazer tantos atos de amor e começamos desde cedo, é ele que nos dá este desejo, não é outra pessoa!
Ele vem em socorro da nossa oração, e isto é muito bem expresso por São Paulo.
Ele nos dá o gosto pela vida interior.
A vida interior é uma vida muito estranha, ou melhor, misteriosa, que ninguém no início escolheria, porque todos vivem para comer para se divertir, etc.
Quem nos atrai, então, à vida interior que é uma coisa delicadíssima?
É o Espírito Santo! Porque é que vocês estão aqui? Porque vocês têm gosto pela vida interior; e quem lhes mandou aqui? O Espírito Santo a quem escutaram.
O Espírito Santo cria em nós uma lei nova:
Quem é que lhes faz distinguir e lhes faz dizer: “isto é o homem velho, esta é uma falsa alegria, esta é uma liberdade falsa?” É a voz do Espírito Santo.
Ele nos faz penetrar na verdade:
Quantas vezes, também através dos estudos, vocês sentem que aprofundam mais a verdade. Quem lhes ajudou a ir em profundidade? Não é a inteligência, não é a razão; foi o Espírito Santo. Quem lhes fez lembrar um trecho do evangelho em certas ocasiões? É o Espírito Santo.
Ele nos dá o verdadeiro sentido da vida.
Muitos não sabem porque vivem: Até mesmo crianças se suicidam, jogando-se das janelas, porque perderam o sentido da existência. Quem nos dá o verdadeiro sentido do ser humano? O Espírito Santo. Eu tenho a certeza absoluta de que vocês já experimentaram todas estas coisas. Então se experimentaram tudo isso, convém experimenta-lo sempre mais, convém ir para frente, enchermo-nos de Espírito Santo, transbordar Espírito Santo.
E então como se faz? Como nos comportarmos?
Com docilidade: escutar aquela voz e colaborar sempre e logo, eliminando os obstáculos – o nosso eu, o egoísmo – e abraçando Jesus abandonado na dor.
Para concluir a resposta a esta pergunta, como fazer praticamente para amar melhor Jesus abandoando, sem medo, sem parar diante da dor, sem trocar sua escolha, repito que se trata de treinamento.
Vocês têm a possibilidade de fazê-lo, porque tudo impele vocês para a Vida e sendo que já experimentaram a vida de Deus, eu convido vocês a treina-la.
Repito: trata-se de treinamento.
Chiara Lubich[1] Movimentos dos Focolares, movimento católico fundado por Chiara Lubich.[2] Centro de formação internacional do Movimento dos Focolares.
abaetetuba/pa, 5/11/2009 - ademir rocha

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PALAVRA DE VIDA - FOCOLARES - ABAETETUBA/PA 3

ENCONTRO DA PALAVRA DE VIDA


Sugestão de Leitura


Foi recentemente editado em português o livro “Ser tua Palavra” de Chiara Lubich.
Para mais informações sobre este e outros livros, clique aqui

Próximo encontro de Palavra de Vida
7/11/2009, no auditório da Escola São Francisco Xavier, às 19:30 h, Abaetetuba/Pa.

PALAVRA DE VIDA - FOCOLARES - ABAETETUBA/PA 2

PALAVRA DE VIDA – FOCOLARES

Empresas aderem à proposta lançada por Chiara Lubich no Brasil
Renata Vasconcelos
Canção Nova Notícias, SP


Nesta semana, o Canção Nova Notícias está exibindo uma série especial sobre a "Economia de Comunhão". Na reportagem desta quarta-feira, 4, entenda mais sobre este projeto, lançado no Brasil pela fundadora do movimento dos Focolares, Chiara Lubich, e conheça quem aceitou colocar em prática o novo conceito econômico no Brasil.
Assista à reportagem


Chiara Lubich lançou o desafio da "Economia de Comunhão" no Brasil, em 1991, no Centro Mariápolis, em São Paulo. A repercussão foi imediata. Vários empresários se sentiram impelidos a abraçar esta nova proposta desafiadora.
A Economia de Comunhão propõe uma participação ativa das empresas na ajuda aos menos favorecidos da seguinte maneira: a tripartição do lucro, ou seja, o lucro da empresa teria três destinos, um para investimento na própria empresa, outro para escolas que formem jovens com o ideal de fraternidade e o terceiro para os menos favorecidos.

Esta proposta se baseia no princípio da "caridade na liberdade", isto é, o proprietário é quem decide o valor e a periodicidade da doação, já que o intuito maior é semear a co-responsabilidade com o bem estar do outro, mudando completamente a concepção de empresa porque, desta forma, o objetivo principal da empresa não vai ser mais o lucro por si só, mas tê-lo para dividir.

Foi o que aconteceu na escola de Vargem Grande Paulista. A diretora Ana Maria Corrêa estava no momento em que Chiara lançou a Economia de Comunhão no Brasil. Ela se uniu a nove pessoas e, em dois anos, fundaram uma escola particular que tem 22% de bolsistas e a educação é diferenciada.

Hoje, 745 empresas no Brasil vivem a Economia de Comunhão. Chiara Lubich recebeu inúmeros doutorados honoris causa e outros prêmios por causa da proposta. A idéia também entrou no meio acadêmico e foi assunto de teses e dissertações. Em algumas universidades, se tornou disciplina acadêmica. Para ganhar maior visibilidade, empresas se uniram em pólos e, como Chiara queria, eles precisariam estar sempre perto de centros permanentes do movimento, chamados "Mariápolis".

Assim, atualmente, existem pólos empresariais na Argentina, Itália, Croácia e Bélgica. No Brasil, país pioneiro, existem três: o pólo Gineta, em Recife (PE), Fraçoar Never, em Belém (PA) e o pólo Spartaco. Este último fica em Cotia, a 50 km de São Paulo, com área total de 50 mil m².

Todas as empresas ligadas a esse pólo implantaram a proposta da Economia de Comunhão. E para promover a integração entre os funcionários das organizações, foi criada uma associação que, além de outras atribuições, também oferece ao funcionário um microcrédito especial.

Assista à primeira reportagem da série
.: Saiba o que o Papa diz e como nasceu essa proposta
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Tags: Economia Chiara Lubichcrise financeira crise noticias cancaonova Canção Nova


abaetetuba/pa, 4/11/2009 - ademir rocha

terça-feira, 3 de novembro de 2009

PALAVRA DE VIDA - FOCOLARES - ABAETETUBA/PA 1

PALAVRA DE VIDA DE NOVEMBRO

«É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino do Céu» [Mt 19, 24]. (1)


(…)
Faz-nos impressão ouvir esta frase? Penso que temos razão em ficar admirados e talvez em pensar naquilo que deveríamos fazer. Jesus nunca disse nada só por dizer. Por isso, é preciso levarmos estas palavras a sério, sem pretender diluí-las.Mas procuremos compreender o seu verdadeiro sentido a partir do próprio Jesus, pelo modo como Ele se comportava com os ricos. Ele visitava também pessoas abastadas. A Zaqueu, que deu só metade dos seus bens, Jesus disse: a salvação entrou nesta casa.Além disso, os Actos dos Apóstolos testemunham que, na Igreja primitiva, a comunhão dos bens era livre e, portanto, não se exigia a renúncia concreta a tudo o que se possuía.Jesus não tinha, pois, a intenção de fundar apenas uma comunidade de pessoas chamadas a segui-Lo (…), que deixassem de lado todas as riquezas.
No entanto, diz:


«É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino do Céu».


Então o que é que Jesus condena? Não condena, com certeza, os bens da Terra em si, mas sim o rico que está apegado aos bens.
E porquê?
É claro: porque tudo pertence a Deus! E o rico, pelo contrário, comporta-se como se as riquezas fossem suas.A verdade é que as riquezas ocupam, facilmente, o lugar de Deus no coração humano. Elas cegam e predispõem a pessoa para todos os vícios. Paulo, o Apóstolo, escreveu: «Os que querem enriquecer caem na tentação, na armadilha e em múltiplos desejos insensatos e nocivos que precipitam os homens na ruína e na perdição. Porque a raiz de todos os males é a ganância do dinheiro. Arrastados por ele, muitos se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições» (2).Já Platão tinha afirmado: «É impossível que um homem extraordinariamente bom seja ao mesmo tempo extraordinariamente rico».Qual deve ser, então, a atitude de quem possuir bens? É preciso que tenha o coração livre, totalmente aberto a Deus, que se sinta unicamente administrador dos seus bens e saiba, como disse João Paulo II, que sobre eles paira uma hipoteca social.Os bens desta Terra, não sendo um mal em si, não devem ser desprezados. Mas é preciso usálos bem. Não são as mãos, mas sim o coração é que deve estar longe dele.


«É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino do Céu».

Mas cada um pode dizer: eu, realmente, não sou nada rico e, por isso, estas palavras não me dizem respeito.Prestem atenção. A pergunta que os discípulos, estupefactos, fizeram a Cristo, logo a seguir a esta Sua afirmação, foi: «Então, quem pode salvar-se?» (3). Ela mostra claramente que estas palavras se dirigiam um pouco a todos.

Mesmo os que deixaram tudo para seguir Cristo podem ter o coração apegado a mil e uma coisas. Até um pobre, que blasfema porque lhe tocaram na sacola, pode ser um rico diante de Deus.
(…)


Chiara Lubich

1)Palavra de Vida, Julho de 1979, publicada integralmente em Essere la Tua Parola. Chiara Lubich e cristiani di tutto il mondo, vol. II, Città Nuova, Roma 1982, pp. 41-43; 2) 1
Tm 6, 9-10; 3) Mt 19, 25


Publicada por Equipa Palavra de Vida
Etiquetas: , ,

Abaetetuba/Pa, 1/11/2009 - ademir rocha